Por que os fãs de filmes de terror podem estar melhor equipados para lidar com o Covid-19

Autores do estudo testaram os filmes de impacto sobre a capacidade de 310 indivíduos de lidar psicologicamente com um cenário como o atual 


As conclusões são baseadas em uma série de perguntas feitas para determinar o interesse dos participantes em um gênero de filme específico e em perguntas que medem sua curiosidade mórbida.
Em um novo estudo atualmente sob revisão da revista Social Psychology and Personality Science, os pesquisadores testaram se o envolvimento com certos tipos de filmes afetava a resiliência psicológica das pessoas e a preparação para lidar com uma pandemia .

Eles descobriram que aqueles que consumiram horror e ficção pandêmica provavelmente enfrentariam melhor a situação do COVID-19 .


O que diz o estudo?

Os autores do estudo testaram o impacto que os filmes tiveram na capacidade de 310 indivíduos de lidar psicologicamente com um cenário como a atual pandemia de COVID-19. Eles descobriram que os fãs de filmes de terror exibiam maior resiliência durante a pandemia, e os fãs de gêneros como invasão alienígena, filmes apocalípticos e filmes de zumbis exibiam maior resiliência e melhor preparação.

Eles sustentam que, com relação à pandemia atual, as pessoas que passam mais tempo simulando experiências assustadoras ou distópicas ainda serão impactadas, mas o impacto psicológico sobre elas pode não ser tão grande que interfira drasticamente em sua vida cotidiana.

As conclusões são baseadas em uma série de perguntas feitas para determinar o interesse dos participantes em um gênero de filme específico e em perguntas que medem sua curiosidade mórbida. A resiliência dos entrevistados à pandemia foi determinada usando a Escala de Resiliência Psicológica Pandêmica (PPRS).

"Aqueles com mais experiência em lidar com cenários fictícios que envolvem fenômenos perigosos, como indivíduos curiosamente mórbidos, também podem ter maior probabilidade de lidar com uma pandemia de maneira mais resiliente", afirmam os pesquisadores.

Segundo eles, o relato de simulação da ficção permite às pessoas explorar mundos possíveis e experimentar várias estratégias e experiências, sem as consequências negativas de ter essa experiência na vida real.

Mas como exatamente assistir filmes de terror ajuda a se tornar mais psicologicamente resiliente?

Os pesquisadores dizem que se expor à ficção de terror ajuda o indivíduo a lidar com emoções negativas em um "ambiente seguro". "Ao temer o assassino ou monstro na tela, o público tem a oportunidade de refletir sobre emoções negativas, como medo ou nojo, e praticar habilidades de regulação emocional", diz o estudo.

Mesmo assim, isso não significa que assistir filmes de terror possa ajudar a prática de lidar com emoções negativas ou oferecer estratégias para "curtir a vida" em meio a experiências negativas. Em vez disso, uma história de assistir filmes de terror horas extras pode ajudar a desenvolver habilidades de regulação emocional, que podem ser utilizadas para diminuir o sofrimento psicológico que acompanha os eventos disfóricos.



Digoreste News com Indian Express 

Nenhum comentário