Multidão acompanha enterro do ex-deputado Severino Cavalcanti

Sepultamento ocorreu nesta quarta-feira (15). Deputado federal por três mandatos, ele renunciou em 2005 no escândalo do 'mensalinho'.



O corpo do ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti foi enterrado, na tarde desta quarta-feira (15), em João Alfredo, no Agreste de Pernambuco. O político morreu na madrugada, no apartamento onde morava, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O sepultamento ocorreu na cidade em que ele nasceu e da qual foi prefeito por duas vezes

O sepultamento estava previsto para começar às 16h e o cortejo saiu da entrada da cidade, passando pelos prédios da prefeitura e da Câmara Municipal e pelas principais ruas da cidade


Por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve velório, para evitar a aglomeração de pessoas na cidade. Mesmo com as determinações, muita gente se reuniu na frente do cemitério. A maioria usava máscaras, mas havia pessoas sem a proteção.

Severino Cavalcanti deixou a esposa, Amélia, e três filhos: Zé Maurício, Ana e Catharina. No cortejo, amigos e parentes seguiram em carreata até o cemitério. Dezenas de carros, enfileirados, ocuparam as rodovias até o local do sepultamento. O caixão foi coberto com uma bandeira do Brasil.


Projetos

Na Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti foi titular de diversas comissões especiais, como a que analisou a Proposta de Emenda à Constituição 25/95, sobre inviolabilidade do direito à vida; e a que discutiu a PEC 155/93, sobre imunidade parlamentar. Ele também fez parte das comissões parlamentares de inquérito sobre adoção e tráfico de crianças brasileiras e sobre bingos.

Entre os projetos por ele apresentados estão o PL 2309/03, que buscava proibir o trabalho externo dos que cumprem pena por crime hediondo, tortura, tráfico ou terrorismo; e o PL 1457/03, que criava o programa de residência nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária



Pesar

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que a morte de Severino Cavalcanti "deixa uma lacuna na política de Pernambuco".

"Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da sua cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho. Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com sua esposa, dona Amélia, seus filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos", disse Paulo Câmara, em nota.

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), lamentou a morte de Severino Cavalcanti no Twitter. "Em nome da Câmara dos Deputados, manifesto o pesar pela morte do ex-deputado e ex-presidente da Casa Severino Cavalcanti. Fomos colegas durante meus dois primeiros mandatos e tivemos uma relação respeitosa. Severino foi um deputado com estilo próprio e com grande interlocução entre os parlamentares, o que permitiu com que ele ocupasse diversos cargos na Mesa Diretora da Casa. Meus sentimentos à família e aos amigos", disse.

A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PSD), se solidarizou com familiares e amigos de Severino Cavalcanti e decretou luto oficial por três dias na cidade, "em sinal de respeito ao legado político e aos serviços prestados ao município e ao Estado de Pernambuco".

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lamentou a morte de Severino Cavalcanti. "Sempre muito atencioso e trabalhador, marcou a política pernambucana como prefeito e com muitos mandatos de Deputado Estadual e Federal. Me solidarizo com a dor de Dona Amélia, Zé Maurício, Ana, Catharina e toda família e amigos", afirmou.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), também se pronunciou sobre a morte de Severino Cavalcanti. "Com seu jeito simples, se destacou como liderança, conquistou vários mandatos parlamentares, foi prefeito do município de João Alfredo e fez amigos por onde passou. Presto minha solidariedade à família e amigos", disse.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), também divulgou uma nota lamentando o falecimento do ex-presidente da Câmara e prestando solidariedade a familiares e amigos do ex-parlamentar. “Um homem que serviu ao povo durante a sua vida, tendo sido, além de deputado federal, prefeito de João Alfredo e deputado estadual por vários mandatos”, disse.


Carreira

Severino José Cavalcanti Ferreira foi deputado federal por três mandatos: entre 1995 e 1999, entre 1999 e 2003 e entre 2003 e 2007. Ele também foi deputado estadual por sete mandatos, entre os anos de 1967 e 1995. Entre 1964 e 1966, foi prefeito de João Alfredo. O ex-parlamentar retornou à gestão do município entre os anos de 2009 e 2012.

Ele renunciou ao último mandato como deputado federal em 21 de setembro de 2005, como desdobramento da denúncia de que cobrava propina de R$ 10 mil por mês do dono de um dos restaurantes da Câmara, no caso conhecido como “mensalinho” (veja vídeo abaixo). Nesse mesmo ano, havia sido presidente da Câmara entre os meses de fevereiro e setembro.

Segundo pessoas próximas à família, Severino Cavalcanti era diabético e sofreu uma queda em 2019, quando fraturou o fêmur e a bacia. Uma cirurgia seria necessária, mas não foi feita devido à diabetes. "Ele estava dormindo na hora. Foi uma morte tranquila", disse um dos filhos de Severino Cavalcanti, José Maurício Cavalcanti,

Nenhum comentário