Morre de Covid-19 no Recife, Dom Henrique Soares

O Bispo de 57 anos de idade, testou positivo para o Covid-19 no último dia dia 06


O Bispo da Diocese de Palmares, Aracajú, Dom Henrique Soares, fez sua páscoa na noite deste sábado, dia 18, vítima da Covid-19. O Bispo estava internado desde o dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensiva do Hospital São José, de Recife.

No dia 6 de julho o Bispo testou positivo para a Covid-19. Apresentou leve melhora no quadro respiratório mas há dois dias precisou ser entubado. A informação da morte de Dom Henrique foi confirmada pelo Padre Noberto, Vigário Geral da Diocese.

O irmão de Dom Henrique,Adriano Soares da Costa,  que estava informando com regularidade a situação da saúde do Bispo também confirmou a páscoa do pastor. “Comunicamos com muita dor e com muita fé em Cristo e na Santa Igreja o falecimento de Dom Henrique Soares da Costa.

É com imensa tristeza que neste dia 18 de julho, comunicamos o falecimento, no Hospital Memorial São José, em Recife/PE, do nosso Bispo Diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19.

Dom Henrique Soares da Costa é natural de Penedo-AL e foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Maceió, tendo, em 2009, sido nomeado pelo então Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe.

Em 2014, sucedeu ao nosso bispo emérito, Dom Genival Saraiva de França, sendo o terceiro bispo da Diocese de Palmares, nomeado pelo Papa Francisco.

Nestes seis anos conduzindo o Povo de Deus da Diocese de Palmares, Dom Henrique sempre esteve junto ao seu clero sendo como ele mesmo afirmava: “Pai e Pastor”.

Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso Bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de Dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor.

O corpo de nosso Pastor Diocesano deve chegar nas próximas horas a Palmares.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!
Palmares-PE, 18 de julho de 2020


Mais sobre Dom Henrique

Nascido em Penedo em 11.04.63 e criado em Junqueiro, Alagoas, Diocese de Penedo. Filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa . 

- Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas

- Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

- Mestre em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana, em Roma, com especialização em Eclesiologia

- Professor de Teologia no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, em Maceió. - -

- Professor de Teologia no Curso de Teologia do CESMAC, em Maceió. Diretor e Professor de Teologia no Instituto Nossa Senhora do Livramento, em Maceió.

- Capelão do Mosteiro da Santíssima Trindade, das Servas da Ssma. Trindade de Rovigo. - - -

- Professor de Teologia do Seminário Diocesano de Caruaru. Professor de Teologia do Instituto Franciscano de Teologia de Olinda

- Professor de Teologia no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife. Vigário Episcopal para os Leigos da Arquidiocese de Maceió.

- Pregador de Retiros para Sacerdotes, Religiosos, Monges e Leigos. Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Maceió. Cônego do Cabido da Catedral Metropolitano de Maceió. Membro do Conselho de Cultura do Estado de Alagoas representando a Arquidiocese de Maceió. Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió

- Coordenador da Comissão de Educação Política da Arquidiocese de Maceió. Articulista em vários jornais da cidade de Maceió, do Jornal da Cidade, em Aracaju e editorialista e articulista do jornal arquidiocesano O Semeador, em Maceió.

- Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar e Vigário Geral de Aracaju desde 2009. Apresentador do programa dominical Hora Católica, pela Rádio Cultura de Sergipe. Bispo referencial para os Religiosos do Regional Nordeste III da CNBB

- Vice-Presidente da Região Pastoral Sergipe do Regional Nordeste III. Atual bispo da Diocese de Palmares – PE


Nenhum comentário