Mauro Mendes manda abrir tudo no dia em que o estado bate recorde de mortes

A Secretaria de Estado de Saúde de MT registrou nas últimas 24 horas 1.570 novos casos e 58 mortes


O Governador mauro Mendes decidiu flexibilizar as orientações para restrições de funcionamento do comércio e circulação de pessoas, mesmo para os municípios classificados como de "risco muito alto de contágio" do coronavirus.

É o que prevê novo decreto do Governo do Estado a ser anunciado ainda nesta sexta (24), no mesmo dia em que o estado registrou o maior número de mortes e o segundo maior número de casos confirmados,  desde o início da pandemia no Brasil 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (24.07), 42.586 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.556 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado e 58 mortes nas últimas 24 horas. 

Foram registradas cerca de 1.570 novas confirmações de coronavírus no Estado. Dos 42.586 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 17.560 estão em monitoramento e 23.470 estão recuperados. 

Há 297 internações em UTIs públicas e 416 em enfermarias 
públicas; taxa de ocupação está em 87,9% para UTIs 
adulto e em 50,9% para enfermarias adulto

Segundo o que já havia sido antecipado pela deputada Janaina Riva, mesmo os municípios com risco "muito alto" de contágaio ficam liberados para manter o comércio de atividades não essenciais, desde que seguindo as normas de biossegurança e com capacidade de atendimento reduzida.

De acordo com a parlamentar, o decreto passa a ser "impositivo", uma vez que exige dos prefeitos comprovação de necessidade, no caso de adoção de medidas mais rígidas. Ainda não há publicação oficial do Governo. 

No que se refere às atividades não-essenciais nos municípios enquadrados com o risco mais alto, a normativa atualizada prevê a manutenção dos serviços obedecendo 50% da capacidade de lotação, com possibilidade de comercialização virtual, mediante entrega por delivery.

O decreto ainda prevê que esses municípios deverão manter funcionando, sem restrições, as atividades consideradas essenciais e os serviços públicos, em consonância com o Decreto Federal 10.282/2020 - ou seja, permitindo barbearias, salões de beleza e academias. Dentre esses serviços, o governo do Estado também inclui o exercício da advocacia, serviços de contabilidade e hospedagem. 

Para os municípios com classificação de risco alto, o decreto limita a capacidade de lotação a 70% e reforça que estão proibidas atividades que promovam aglomeração, como festas e confraternizações, mesmo que no âmbito familiar. A decisão ainda estipula fiscalização intensa, com apoio da força policial. 

Em relação à fiscalização, o decreto determina que os órgãos de segurança pública, juntamente aos agentes municipais, deverão garantir o cumprimento da decisão, sujeitando as pessoas físicas a Termo Circunstanciado de Ocorrência, isto é, um registro de infração com "menor potencial ofensivo". As pessoas jurídicas poderão sofrer sanções administrativas, com aplicação de multa e interdição temporária. 

O Estado destacou que as novas normas foram possibilitadas pela redução na média móvel de novos casos de Covid-19 e de hospitalizações pela doença em Mato Grosso, bem como o calendário de abertura de novas UTIs e a expansão na capacidade de testagem e distribuição de medicamentos. 


Cenário nacional

No final desta sexta-feira (24), o Governo Federal confirmou 2.347.160 casos da Covid-19 no Brasil e 85.385 óbitos oriundos da doença. No levantamento das últimas 24 horas, o MS registrou 57.209 novos casos confirmados e 1.178 mortes


Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • - Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • - Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • - Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • - Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • - Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Nenhum comentário