Laboratório em Cuiabá realiza testes com alta precisão para detectar a doença

Pacientes precisam estar na janela imunológica; resultado sai em poucas horas


Existem vários tipos de testes rápidos para testar se uma pessoa está infectada com o novo coronavírus (Covid-19), mas há exames que garantem a precisão de até 99,9%. Dois deles estão disponíveis em um laboratório particular da grande Cuiabá que possui equipamentos de ponta e cuja análise passa por biomédicos especializados. 

O teste sorológico IGG/IGM, que garante 99,8% de sensibilidade para o Covid-19 é realizado no Laboratório INAC, a coleta de material pode ser feita na matriz em sistema de Drive Thru e em mais três postos de coletas: Jardim das Américas, Várzea Grande e CPA, sendo em todos os casos garantida a segurança do paciente/cliente. A principal vantagem desse teste é o alto nível de precisão, o que faz dele o teste sorológico rápido mais confiável do mercado. 

“Para fazer esse teste os pacientes precisam estar com os sintomas dentro da janela imunológica de sete a dez dias para diminuir a probabilidade de um falso negativo. O resultado do exame fica pronto em até 3 horas quando coletado na Matriz. O custo do teste é de R$ 220,00”, explica a biomédica e responsável técnica do Laboratório INAC, Weslensandra Rodrigues.

O outro exame realizado pelo laboratório INAC é o Covid Ag-19, realizado pela coleta da secreção do nariz, que detecta o antígeno, com uma precisão de 99,9% e aponta se o paciente está, naquele momento, com a doença. Para fazer esse teste, o paciente precisa estar na janela imunológica de 3 a 7 dias de sintomas e o resultado sai em 4 horas. “É importante não confundir com o teste chamado de RT-PCR que detecta a replicação do RNA viral. O teste Covid Ag-19 vai detectar a fase aguda viral, ele vai liberar um resultado como reagente ou não-reagente, na fase aguda, ou seja, se o paciente está atualmente com o vírus. O custo deste teste é R$ 280,00.”, explica a biomédica.

Segundo a responsável técnica pelo Laboratório INAC a coleta para os exames de Covid-19 é totalmente apropriada. Todos os profissionais que entram em contato com os pacientes usam equipamentos de proteção individual (EPI), que são trocados entre as coletas e o procedimento de assepsia e higienização é realizado para que todos os pacientes sejam acolhidos com total segurança e comodidade.

“Antes de nós liberarmos um resultado, ele passa por um triplo-cheque, ou seja, três profissionais analisam o exame, para depois assinar e liberar o laudo. E nós ainda fazemos o acompanhamento desse paciente para não o deixar desamparado. No caso de testar positivo (reagente), oferecemos acompanhamento de cunho social e garantir que procure um médico para fazer o tratamento clínico. Nós queremos que a pandemia acabe logo e que todos voltem a ter sua rotina habitual e qualidade de vida, mas enquanto não acaba, o laboratório está à disposição para dar todo o acompanhamento e assistência”, finaliza Weslensandra Rodrigues.



Para mais informações acesse o site abaixo



Nenhum comentário