Imprensa mundial menciona menosprezo de Bolsonaro com a Covid-19

Bolsonaro pegou coronavírus 'após meses negando gravidade', destaca New York Times


'Não só desconsiderou a obrigação de usar máscara, mas 
lutou contra', diz o alemão Frankfurter Allgemeine

O New York Times, que já vinha destacando o risco de Jair Bolsonaro estar com Covid-19 desde o dia anterior, com base na CNN Brasil, leva o resultado à manchete digital (acima, no aplicativo para smartphone), "Presidente do Brasil testa positivo para coronavírus". Logo abaixo:

"O presidente Jair Bolsonaro revelou que tem Covid-19, depois de meses negando a gravidade da pandemia. Mais de 65.000 brasileiros morreram."

O Washington Post dá a submanchete "Presidente do Brasil, que era cético em relação ao vírus, dá positivo".

Na manchete do alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (reprodução abaixo, da home), "Bolsonaro confirma sua infecção por coronavírus", com texto na mesma linha: "Ele sempre minimizou o vírus e apontou o uso de máscaras como absurdo".

Uma segunda chamada do jornal alemão anuncia "O vírus chamado Bozid-17", sobre o próprio Bolsonaro.

O também alemão Süddeutsche Zeitung leva ao texto da submanchete que ele "subestimou repetidamente o vírus como 'gripezinha' e o Brasil se tornou um foco da pandemia".

O italiano Corriere della Sera dá manchete noticiosa e registra logo abaixo "Sua frase chocante: Lamento pelas vítimas da pandemia, mas todos iremos morrer". O espanhol El País também dá como maior destaque e anota que ele "afirma que está se tratando con hidroxicloroquina".

O inglês The Guardian dá como manchete em sua versão internacional, mas não na americana, e o descreve como "presidente de extrema direita que trivializou repetidamente a pandemia". O francês Le Monde dá submanchete simples.

Entre os financeiros, o Wall Street Journal dá a notícia na home e acrescenta que Bolsonaro é "um dos mais proeminentes líderes no mundo a minimizar a pandemia". E o Financial Times traz na chamada que o "líder de extrema direita relata temperatura alta, mas diz que está de bom humor".

Na Ásia, os chineses Global Times, ligado ao PC, e South China Morning Post, do grupo Alibaba, e o indiano Jagran noticiam em suas páginas iniciais, com agências.

Na Argentina, tanto La Nación (abaixo) como Clarín dão como manchete e anotam que ele estaria tomando "cloroquina, o remédio controverso que, sem provas científicas, defendeu várias vezes".

Nenhum comentário