Fabricante de cloroquina no Brasil é de suplente do líder de Bolsonaro no Senado

Dono do laboratório Cristália, é parte do grupo de empresários que têm lucrado com a propaganda do presidente


Um dos empresários responsáveis pela venda de cloroquina no Brasil é eleitor de Jair Bolsonaro e atua como segundo-suplente do líder do governo no Senado, Eduardo Gomes (MDB-TO). Ogari de Castro Pacheco tem sido beneficiado diretamente com a propaganda do presidente sobre o medicamento.

O empresário é cofundador do laboratório Cristália, prestigiado pessoalmente pelo presidente no ano passado. De acordo com reportagem do jornal Estado de S.Paulo, Bolsonaro participou da inauguração de uma das plantas do laboratório no dia 6 de agosto.

Durante a cerimônia, o ex-capitão parabenizou o empresário pela “coragem de erguer” o empreendimento. No site da empresa, Pacheco menciona o “crescimento sem precedente de venda de medicamentos” durante a pandemia. Ele está internado com Covid-19 e tem feito uso do medicamento, segundo o senador Eduardo Gomes.

Além do laboratório Cristália, outras quatro empresas foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir a cloroquina. Dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) mostram que o consumo do remédio pelos brasileiros cresceu 358% durante a pandemia.

A ligação não é de hoje. No dia 06 de agosto de 2019, Bolsonaro assistiu à inauguração de planta farmoquímica oncológica do grupo Cristália, em Itapira, no interior de São Paulo. O evento lançou a produção de seis diferentes insumos farmacêuticos ativos de alta potência, a serem utilizados para a produção de medicamentos para o tratamento de adenomas, câncer de mama, pulmão, medula, ossos e cérebro. Por coincidência, o laboratório do amigo é o fabricante do produto que o presidente indica, sem aprofundamento profissional, para a cura do covid-19.




Nenhum comentário