Covid-19 - Estudo Francês diz que cloroquina tem efeito apenas em macacos

  Seria Jair Bolsonaro um Símio ?  


Um estudo publicado nesta quarta-feira (22) pela revista Nature concluiu que a hidroxicloroquina apresentou efeitos antivirais no organismos de macacos infectados com o novo coronavírus, mas não apresentou resultados em humanos.

Os pesquisadores franceses afirmaram que a "hidroxicloroquina mostrou atividade antiviral em células renais do macaco verde africano, mas não em um modelo de epitélio das vias aéreas humanas reconstituído".

Cientistas envolvidos no estudo revelaram ter usado diferentes estratégias, inclusive a aplicação da hidroxicloroquina combinada à azitromicina. Tanto o medicamento sozinho quanto o combinado não apresentaram resultado significativo nos primatas.

"Nossos resultados não apoiam o uso de hidroxicloroquina, isoladamente ou em combinação com azitromicina, como tratamento antiviral para a Covid-19 em humanos", revela o estudo.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirma que a cloroquina foi eficaz em seu tratamento contra o coronavírus, embora ele já esteja tomando o medicamento a mais de 15 dias e o seu terceiro este, feito ontem (21), deu positivo para o coronavírus, ou seja: O medicamento ainda não curou o presidente do vírus.

Quanto a dizer que o medicamento é apropriado para humanos, sem provas científicas, pode se concluir que, seria ele um símio?


Link da matéria na revista Frances:
https://www.nature.com/articles/s41586-020-2558-4

Nenhum comentário