Bolsonaro Africano - Presidente de Madagascar lançou chá contra o Covid-19

Outra coincidência com o presidente Brasileiro, o chá do africano é feito a base de uma planta usada para combater a malária



  EXCLUSIVO DIGORESTE NEWS  

3 meses depois do lançamento do chá do presidente, voltou a estar confinada devido ao aumento de casos de Covid-19

A 20 de Abril o Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina (foto), lançou um produto para a prevenção e cura da Covid-19, ainda que a sua eficácia não tivesse sido objecto de qualquer estudo científico publicado. O chefe de Estado assegurou, no entanto, que “foram realizados testes” e que “duas pessoas foram curadas com este tratamento”.

“Este chá de ervas dá resultados em sete dias”, afirmou o Presidente junto de ministros, embaixadores e jornalistas no Instituto Malgaxe de Investigação Aplicada (IMRA, na sigla inglesa), que desenvolveu a bebida.

O Presidente de Madagáscar ingeriu a bebida, chamada “Covid-Organics”, preparada a partir de artemísia, uma planta utilizada no tratamento da malária, e de outras ervas. “Vou ser o primeiro a beber isto hoje, à vossa frente, para vos mostrar que este produto cura e não mata”, vincou o chefe de Estado malgaxe.

Embora reconheça que algumas das ervas possam aliviar sintomas do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não há provas que sustentem que estas possam prevenir ou curar a doença.

Andry Rajoelina rejeitou qualquer reserva sobre a eficácia do produto que apresentou e defendeu que este poderá ser entregue nas escolas.

“A Covid-Organics será utilizada na profilaxia, ou seja, na prevenção, mas as observações clínicas mostraram uma tendência para a sua eficácia no tratamento curativo”, afirmou o director-geral do IMRA, Charles Andrianjara. Na mesma altura o confinamento das três principais cidades malgaxes começou a ser levantado.

Entretanto hoje, segunda-feira (06), a capital de Madagáscar, Antananarivo, voltou a estar confinada devido ao aumento de casos de Covid-19, conforme anunciou ontem a Presidência da República.

“A região de Analamanga (na qual a capital se insere) volta ao confinamento total”, informou um comunicado de imprensa da Presidência da República de Madagáscar.

A medida deve-se “à disseminação da epidemia e ao aumento dos casos de Covid-19”, explica o comunicado divulgado pela agência France-Press (AFP). A região de Analamanga estará fechada à entrada e saída de viaturas até ao dia 20 de Julho.

De acordo com o comunicado, “apenas uma pessoa por família tem direito a sair à rua entre as 06:00 e as 12:00”, ao contrário do que acontecia no anterior confinamento, em que as saídas eram permitidas até às 17:00.

Segundo a AFP, a autoridade sanitária de Madagáscar registou centenas de casos diários de infecção nos últimos três dias, incluindo 216 no sábado, identificados em 675 pessoas testadas.

No âmbito do confinamento foram determinadas restrições ao tráfego, a suspensão do funcionamento dos tribunais por tempo indeterminado e as reuniões do Governo passam a ser realizadas por videoconferência, de acordo com o comunicado de imprensa da presidência.

Nenhum comentário