Abertura de novas empresas cai e fechamento aumenta em 14% no MT

Efeitos da pandemia com restrições de funcionamento para diversos segmentos contribuiu com o fechamento

Imagem Ilustrativa

Mato Grosso teve, no primeiro semestre, 6.217 empresas de diversos segmentos e portes, encerrando suas atividades, o que representa aumento de 14,5% em comparação quando 5.428 fecharam as portas. O índice vem crescendo desde 2018, ano que houve 4.215 encerramentos de atividades informa a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), que é a responsável pelo arquivamento de registros empresariais.

No setor do comércio o fechamento representa 44,8% do total. Em seguida vem o setor de Serviços, com 42,2%, a Indústria com 10,4%, e as empresas relacionadas com a agropecuária, florestal, pesca e aquicultura, fecharam o semestre representando 2,5% dos fechamentos.

Um dos fatores que contribuiu para fechamento de empresas, principalmente as de pequeno porte, foram os efeitos da pandemia com restrições de funcionamento para diversos segmentos que tiveram que ficar fechados ou ter redução considerável no horário de atendimento.

A Junta Comercial do Estado constatou também que houve queda de 9,9% na abertura de empresas, em comparação com o mesmo período no ano passado, que registrou 10.280 novos empreendimentos. Este ano, de janeiro a junho, houve abertura de 9.257 empresas. Apesar da diminuição, o número de 2020 é superior ao de 2018, que registrou 8.983 novos empreendimentos. O levantamento leva em consideração os setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária, e deixam de fora os Microempreendedores Individuais (MEI).

O setor de Serviços representa a maior fatia de empresas abertas, com 52,1% do total de 9.257 novas empresas. O comércio alcança 32,9%, a Indústria 9,6%, e o setor de produção agropecuária, florestal, e pesca e aquicultura, o total de 5,2%.

Atualmente há 347.490 empresas ativas em Mato Grosso, das quais 53% são do setor de serviços, 36% do Comércio, 9% da Indústria, e 2% do setor Agropecuário.

A abertura e fechamento de empresas ficou mais acessível aos empresários e contadores nos últimos anos com os serviços 100% digitais. Implantada na Jucemat em 2019, e atualizada em 2020, a abertura automática de empresas tem todas as etapas de abertura e baixa analisadas pelo sistema. É possível abrir uma empresa pelo site da Jucemat de forma rápida, desde que faça parte das naturezas jurídicas de EI, EIRELI e LTDA, informa a assessoria.

Só Notícias (foto: Christiano Antonucci/assessoria)

Nenhum comentário