Pesquisadores na Tailândia testam morcegos-ferradura para coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em abril, disse que todas as evidências disponíveis sugerem que se originou em morcegos na China

Foto tirada em 12 de junho , 2020. Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e 
Conservação de Plantas (DNP) / Divulgação via REUTERS

Uma amostra de sangue de um morcego-ferradura para o teste da doença de coronavírus (COVID-19) é mostrada em um laboratório, em meio a preocupações de que os morcegos possam representar uma ameaça para os moradores locais, na província de Chonburi, Tailândia

Pesquisadores na Tailândia começaram a coletar amostras de morcegos-ferradura para testá-los em busca de coronavírus em meio a preocupações de que eles possam representar uma ameaça para os moradores locais, informou um comunicado do governo no sábado.

Eles planejam coletar 300 morcegos ao longo de três dias de uma caverna na província de Chanthaburi, no sudeste do país. Os morcegos serão liberados após os testes.

A Tailândia possui 23 espécies de morcegos em ferradura, mas ainda não houve uma investigação.

A fonte do vírus continua sendo uma questão de debate depois que surgiu na China no final do ano passado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em abril, disse que todas as evidências disponíveis sugerem que se originou em morcegos na China, mas não ficou claro como o vírus ultrapassou a barreira das espécies para os seres humanos.

A equipe de pesquisa na Tailândia inclui Supaporn Wacharapluesadee, que identificou o primeiro caso de COVID-19 do país em janeiro.

"A razão pela qual precisamos investigar o morcego-ferradura é porque há relatos da China de que o vírus COVID-19 é semelhante ao vírus encontrado no morcego-ferradura", disse Supaporn.

A Tailândia foi o primeiro país fora da China a registrar um caso do vírus. Até o momento, foram relatados 3.134 casos e 58 mortes.

Pesquisadores do Departamento de Parques Nacionais, Hospital Chulalongkorn e Universidade Kasetsart entraram na caverna na noite de quinta-feira e ressurgiram nas primeiras horas da sexta-feira com amostras de sangue de morcego, saliva e fezes.

Os investigadores estavam preocupados com o fato de os moradores da área estarem em risco de infecção.

Sabe-se que os habitantes locais comem morcegos, disse Supaporn, acrescentando que são necessários programas adequados de educação e informação.

As transmissões locais diminuíram nas últimas semanas, com novos casos vindos de tailandeses retornando do exterior.



BANGUECOQUE (Reuters) 



Nenhum comentário