Pandemia faz aumentar procura por casas em condomínios

QUALIDADE DE VIDA - O propósito é recomeçar a vida em locais tranquilos e em contato com a natureza


A pandemia de coronavírus tem trazido muitas reflexões acerca do morar, inclusive quanto a qualidade de vida nas áreas centrais das cidades. Apesar da facilidade de serviços e maior oferta de empregos, muita gente tem cogitado recomeçar em ambientes mais tranquilos e que oferecem maior contato com a natureza.

O publicitário Álvaro Carvalho mora em um apartamento pequeno com a esposa, mas a chegada do filho, provocou uma série de reflexões no casal e a busca por um clima bucólico virou prioridade. O casal escolheu um lugar mais tranquilo para viver e agora está construindo uma casa em um condomínio fechado. “A localização foi um diferencial na hora de escolher onde morar. É a região mais alta de Cuiabá, mais fresca, venta bastante, é perto da região que eu gosto e tem acesso para tudo. Morar em condomínio é reviver a minha infância em cidade pequena, onde meu filho tem mais liberdade, mais saúde. Nesse período da quarentena, tenho feito muitas caminhadas na área verde dentro do condomínio. Tem sido nosso refúgio”, conta Álvaro, que ainda não se mudou completamente para o condomínio porque a obra ainda não terminou.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) a procura por imóveis registrou alta no primeiro trimestre deste ano. O aumento registrado no país é de 26%, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado se deve ao fato de os preços dos imóveis e terrenos estarem mais baratos e as construtoras e incorporadores estarem com boas oportunidades de financiamento, incluindo carência de alguns meses para começar a pagar o imóvel.  Além disso, a taxa Selic atingiu uma taxa histórica, fixada em  3% ao ano.

Todo esse cenário tem favorecido aqueles que, atualmente, moram em apartamentos ou casas com pouco espaço, a decidirem por outras opções de moradia, investindo na construção de casas próprias em condomínios para ter um imóvel personalizado, com mais espaço e que satisfaça às necessidades da família. Além de ajudar a sentir menos os efeitos do isolamento social, investir em imóveis tem sido uma opção mais segura neste momento de pandemia.

“O imóvel é o melhor investimento nesse momento de pandemia, só para se ter uma ideia, houve um aumento de 60% na procura por terrenos em nossos empreendimentos durante a quarentena. E agora, que as famílias estão vivenciando o lar e apreciando melhor a sua casa, muita gente está refletindo sobre esse viver bem e almejando casas maiores, com jardim, com espaço para trabalho home office, para atividade física, para os filhos brincarem, enfim, morar com qualidade de vida”, explica o gerente comercial da Ginco, Anderson Richard.

A qualidade de vida vai além da fuga das aglomerações e do cotidiano dos centros urbanos. As pessoas buscam um estilo de vida mais sustentável, com painéis solares, sistemas biodigestores de esgoto e captadores de água da chuva, por exemplo. Com a pandemia, as pessoas estão repensando hábitos, não só o momento, mas também o futuro. A ideia de muitos é recomeçar a vida em locais mais tranquilos que ofereçam mais contato com a natureza, menos poluição e barulho.

É o caso da família da Mayra França Bertholdo Nunes, bacharel em direito, que morava em um apartamento pequeno até sua casa, no condomínio Florais do Valle, ficar pronta em fevereiro deste ano. “Todos os dias agradecemos por estarmos aqui neste momento, onde as crianças tem mais espaço para brincar, andar de bicicleta e fazer piquenique, usando todos os itens de proteção. Estamos todos no condomínio em quarentena, saindo o mínimo e necessário. Morar aqui nos possibilita um melhor convívio de vizinhança, podendo usufruir de mais qualidade de vida em um condomínio fechado, que nos proporciona tranquilidade nesse momento tão crítico que vivemos”, explica Mayra.


Nenhum comentário