Países da Europa compram 300 milhões de vacinas de Oxford contra a covid-19

  CORONAVÍRUS  


A Holanda deverá receber 'centenas de milhares' de doses de uma vacina britânica que poderá proteger contra o coronavírus até o final deste ano.

Com a Alemanha, França, Itália, Holanda, está comprando 300 milhões de doses do medicamento, que ainda não demonstrou funcionar e é seguro. Eles querem distribuir a parte reservada pela União Europeia.

A vacina está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo fabricante de medicamentos AstraZeneca. Os primeiros testes em humanos já foram realizados e os resultados são esperados em breve. Inicialmente, havia grandes expectativas em relação à vacina, mas estas têm sido um pouco temperadas desde que as experiências com macacos foram decepcionantes. No entanto, os Estados Unidos reservaram anteriormente 400 milhões de doses.


Comissão Europeia

A ordem "significa que haverá uma oportunidade de disponibilizar uma quantidade inicial de vacinas contra o coronavírus para a Europa até o final de 2020", escreve o ministro Hugo de Jonge (Saúde) à Câmara dos Deputados. Segundo ele, a AstraZeneca agora pode preparar tudo para fazê-lo em larga escala, graças à atribuição do 'sindicato corona' de quatro membros. O lote solicitado estará disponível passo a passo.

A venda seria fechada ontem, sexta-feira, mas caiu muito na Comissão Europeia e em alguns outros estados membros da UE. O próprio comitê quer negociar em nome dos Estados membros e considera que o grupo líder holandês-alemão-francês-italiano entrou nas rodas.


Dividir

A união de quatro países enfatiza que todos os estados membros poderão em breve se comunicar. Se a vacina provar ser segura e eficaz e permitir a entrada no mercado europeu, os quatro países não manterão todo o lote comprado para si. É distribuído de forma justa entre os países da União Europeia, que tem 446 milhões de habitantes.

Ainda não está claro quantas pessoas podem ser vacinadas. Por exemplo, a foto pode precisar ser repetida. De Jonge e seus três colegas podem optar por outros 100 milhões de doses. O que os quatro países colocaram na mesa para a vacina é secreto. O fabricante enfatiza que vende as vacinas a custo. Os EUA depositaram 1 bilhão para o desenvolvimento da vacina e um contrato para 400 milhões de doses.

"Este acordo garantirá que centenas de milhões de europeus tenham acesso à vacina da Universidade de Oxford se for aprovada", disse Pascal Soriot, chefe da AstraZeneca, sobre o acordo com o líder europeu. Ele agradece aos governos envolvidos por sua “dedicação e ação rápida”.



Nenhum comentário