O adeus a Joaquim Oliveira, "Líder das Lideranças Comunitárias"

Vítima de uma Parada Cardiorrespiratória, faleceu nessa sexta-feira (5)


O Movimento Comunitário de Cuiabá perdeu um dos nomes mais conhecidos e consagrados do movimento em toda história da capital de mato Grosso.

Aos 69 anos de idade, Joaquim Ferreira de Oliveira, faleceu na tarde dessa sexta-feira (05) às 17:20 hs na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. 

Nascido no município de Santa Vitória-MG em 18/08/1950, desde 1.972 residindo em Cuiabá, Joaquim deu entrada na Unidade de Saúde com o quadro de hipertensão, onde as 17:20 hs sofreu uma Parada Cardiorrespiratória, causa relatada no boletim médico que registra o falecimento do líder comunitário. 

Dedicado as causas comunitárias, Joaquim foi presidente da UCAM (União Coxipoense de Associação de Moradores de Bairro) por dois mandatos, dos anos 1.990 a 1.996, onde destacou-se pelo apoio a criação do maior número de Associações na Região Sul da Capital. 

Com a conduta sempre agregadora, Joaquim coordenou diversas campanhas eleitorais em Cuiabá e no estado, com o respeito obtido pelos políticos, ajudando a eleger nomes como do saudoso ex-governador Dante de Oliveira, do ex-prefeito Roberto França Auad, do ex-deputado federal Joaquim Sucena Rasga, entre tantos, incluindo outros que estão em atividade, como o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho.  

Na segunda gestão Roberto França, (2001 à 2004) foi designado a Joaquim Oliveira a responsabilidade do comando da Sub-Prefeitura Regional Sul da Cidade, onde assumiu e desenvolveu o cargo de Sub-Prefeito, destacando-se na descentralização de setores e serviços públicos, aproximando e valorizando as lideranças comunitárias, dando-as melhor dinâmica entre a reivindicação e a realização dos serviços públicos. 

Em 2016, com a experiencia e o prestígio como sempre em evidência, Joaquim coordenou na grande Coxipó a campanha vitoriosa de Emanuel Pinheiro a Prefeitura da Capital. 

Joaquim Ferreira de Oliveira deixa esposa (Regina Fátima Guimarães de Oliveira), três filhos e cinco netos. E não é só. O líder além de deixar centenas de amigos e admiradores, deixa uma história de responsabilidade, dedicação, bons exemplos e amor pelo serviço comunitário, onde a maior remuneração é o reconhecimento que jamais será apagado da memória daqueles que-o conheceram e com ele conviveram, alegrando e admirando o homem que tinha em sua principal característica de luta, REUNIR. Sim, Joaquim era amante do contato frente a frente, olho no olho, onde promovia reuniões sempre numerosas, para tratar de interesses das comunidades, até os seus dias de vida finais. 

Lamentavelmente, os últimos dias de vida de Joaquim Oliveira não foram condizentes com as suas práticas e o que gostava de fazer. Foram dias em que o líder não pode desenvolver-se, reunindo, liderando, aplaudindo e fazendo-o aplaudir.  A maligna pandemia do Covid-19 que exige regras de distanciamento, mudou o cotidiano do planeta, impedindo  que Joaquim recebesse de perto a última salva de palmas, para coroar as tantas que viveu, dignamente e merecidamente. 

A enorme lacuna que sua partida deixa no movimento comunitário, será preenchida com as lembranças dos seus bons atos, do seu espírito 
agregador e com o exemplo de determinação e bravura, que 
deixastes a ser seguido pelos que te amaram, 
para sempre, te amarão.  


Descanse em paz, grande e eterno "líder das lideranças comunitárias"




Redação: Digoreste News
Texto de: Itamar Will
Dedicação: Movimento Comunitário


Nenhum comentário