Bolsonaro burla decreto de Trump para contrabandear Abraham Weintraub

Presidente assinou ato de exoneração com data do dia 20, depois, assinou outro datado no dia 19


O presidente Jair Bolsonaro publicou uma “retificação” do decreto de exoneração de Abraham Weintraub do cargo de Ministro da Educação, dando como data o dia 19 e não mais 20 de junho, como no texto anterior.

A esta altura, sem que tivesse havido a nomeação de alguém para seu lugar, isso significa apenas que todos os atos praticados por ele com as prerrogativas de Ministro são inválidos.

O principal deles, claro, o uso do passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos sem requisição de visto de “turista”, o que está proibido emitir-se por aquele país em razão da pandemia.

A “antecipação” da demissão de Weintraub o sujeita à aplicação do item “d” da Seção 3 da Proclamação Presidencial 9986, assinada por Donald Trump em 24 de maio:

(d) Um estrangeiro que contornar a aplicação desta proclamação por meio de fraude, deturpação intencional de um fato relevante ou entrada ilegal deve ser uma prioridade para remoção pelo Departamento de Segurança Interna.

“Remoção” é um eufemismo para “expulsão” e não é impossível que Weintraub seja gentilmente conduzido a um aeroporto, logo, logo.

Mas há mais: a revogação da portaria de Weintraub, cancelando o programa de cotas raciais nos programas de pós-graduação e as notícias vazadas por Paulo Guedes de que não se esforçará para manter a indicação do ex-ministro ao cargo de diretor do Banco Mundial.

A impressão que se tem é que o nosso tragicômico ex-ministro, vai registrar mais um capítulo daqueles que temos visto ultimamente, e se reclamar, vira petista, esquerdista e outros istras






A entrada nos Estados Unidos, como imigrantes ou não-imigrantes, de qualquer estrangeiro que esteve fisicamente presente na República Federativa do Brasil durante o período de 14 dias precedentes à entrada ou tentativa de entrada nos Estados Unidos está suspensa…

Como Weintraub entrou nos Estados Unidos com uma proibição dessas?



Nenhum comentário