Vídeo mostra Bolsonaro passando vergonha em fazer comparações com países

Presidente se enrolou ao comparar mortes e habitantes entre Brasil e Argentina, e passou vergonha elogiando a Suécia que não isolou, porém, disparou em mortes


Citada como exemplo pelo presidente Jair Bolsonaro, por não adotar um isolamento social rígido, a Suécia tem um índice de mortes por Covid-19 sete vezes maior do que o Brasil, considerando tamanho das populações dos dois países

A notícia da saída do segundo ministro da saúde no Brasil, em plena pandemia de Covid-19, assustou a população brasileira e o mundo, nesta sexta-feira (15/05).

Nelson Teich deixou a pasta após sofrer pressão do presidente Jair Bolsonaro para apoiar o uso da cloroquina, remédio cuja eficácia contra o novo coronavírus, causador da Covid-19, não é comprovada.

E a defesa da cloroquina não é a única questionável para a ciência. O presidente Jair Bolsonaro disse, na última quinta-feira (14/05), que, por ele, o Brasil adotaria o isolamento vertical. Ele citou a Suécia como exemplo, mas não mencionou que o país escandinavo tem mais mortes por Covid-19 que os vizinhos, que adotaram o isolamento mais rígido.

A Suécia, com 10 milhões de habitantes, passou a casa dos 3 mil mortos há uma semana, em 7 de maio. O Brasil, com população 21 vezes maior, registrava naquele momento o triplo de óbitos na mesma data.

Ou seja, em termos matemáticos, o índice de mortos pelo total de habitantes na Suécia é cerca de sete vezes maior que o do Brasil. A comparação não leva em conta a subnotificação nos países.

Os números continuam subindo e, até esta quinta, a Suécia já registrava 28.582 casos confirmados e 3.529 mortes. Para cada milhão de habitantes, o país nórdico tem 2.830 casos e 349 óbitos. A Suécia foi muito criticada por outras nações da Europa pela falta de isolamento social obrigatório. E alguns países como a Noruega aumentaram os controles na fronteira com o país.

Além disso, o país nórdico proibiu o uso de cloroquina em pacientes com Covid-19. Defendida pelos presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro como uma possível cura para a Covid-19, a cloroquina, ou sua variante, a hidroxicloroquina, é indicada para o tratamento da malária, e tem sido testada em pacientes com coronavírus, embora sem comprovação científica da eficácia do medicamento nesses casos.

Na Suécia, todos os hospitais da região de Västra Götaland – incluindo a cidade de Gotemburgo, a segunda maior do país – pararam de administrar a cloroquina em pacientes de Covid-19. E diversos hospitais da capital sueca – entre eles o Södersjukhuset, um dos maiores de Estocolmo.

Um dos principais efeitos colaterais possíveis da cloroquina é o risco de arritmias e paradas cardíacas, especialmente se administrada em altas doses. Doses excessivas podem ser letais.


Veja vídeo com a fala de Bolsonaro e a matemática real





Fontes: G1, UOL e BBC Brasil


Nenhum comentário