Toma lá da cá - Juiz que salvou Bolsonaro para não apresentar exames é premiado

Juiz que deu sentença favorável ao presidente, teve apoio do governo com votos do Centrão, novos aliados de Bolsonaro


De maneira surpreendente, projeto para criação de um Tribunal Regional Federal em Minas Gerais, de autoria do ministro do Supremo Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, será votado na próxima quarta-feira (13) na Câmara dos Deputados. 

O ministro sinistro, que é mineirinho, foi quem na última sexta-feira, suspendeu a liminar do Tribunal Regional Federal da 3ª Região para que o presidente Jair Bolsonaro apresentasse seus exames de covid-19. 

O Tribunal com sede em Belo Horizonte foi previsto por proposta de emenda constitucional de 2013, com outros três, com sede em Curitiba, Salvador e Manaus. O ex=ministro Joaquim Barbosa suspendeu a criação desses quatro tribunais, mas o de Minas seguiu em frente. O que não se esperava é que este projeto, que entrou em urgência de votação em dezembro do ano passado, fosse colocado em pauta agora, em pleno desenvolvimento de uma pandemia.

Estudo do Ipea já mostrou que a criação desses novos Tribunais não elevarão a produtividade do Judiciário, mas sim, importará em gastos de R$ 922 milhões, indesejados para um país pressionado por um déficit público crescente em função do combate à pandemia e ao desemprego. 

O Palácio do Planalto costurou a votação desse projeto com a nova base de apoio que vem construíndo na Câmara dos Deputados, entre os quais o atual vice-presidente da Mesa, deputado Marcos Pereira (Republicano-SP). 

O presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi vencido no acordo para que o projeto fosse colocado em prioridade de votação.


Digoreste News, Babados da Justiça







DigoresteNews/claudiotognolli



Nenhum comentário