Prefeito quer prisão de 3 infectados por covid-19 por descumprir isolamento no MT

Um dos infectados mesmo ciente que contraiu o vírus, saiu as ruas e ainda participou de uma festa de aniversário


O prefeito da cidade de Cáceres-MT (220 Km de Cuiabá) Francis Maris Cruz (PSDB) quer a prisão, imediata, de três pessoas, infectadas pelo coronavírus, que estariam descumprindo a ordem de isolamento, conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS) em Cáceres.

Na tarde de sexta-feira (1) ele orientou à Procuradoria Geral do Município (PGM) para que entre, imediatamente, com pedido de prisão, junto a Delegacia Regional de Polícia. O artigo 270 do Código Penal Brasileiro (CPB) prevê prisão de 1 a 5 anos e multa – estabelecida pela autoridade competente – para quem propagar doença contagiosa, criando perigo para a vida ou de grave lesão da saúde ou da integridade física de um número indeterminado de pessoas.

“Temos informações de que três pessoas infectadas estão descumprindo as normas de segurança, deixando o isolamento, saindo às ruas, e até indo a festa, infectando, deliberadamente, outras pessoas. Não podemos permitir irresponsabilidades como essas” justifica o prefeito.

O Procurador do município, Bruno Córdova, diz que além do pedido de prisão, a PGM irá encontrar meios legais para responsabilizar as pessoas que, mesmo com as orientações para evitar aglomerações no sentido de conter a disseminação do coronavirus estariam “de forma irresponsável” descumprindo as recomendações e colocando em risco a saúde e vida da população.


Contraiu a doença no Maranhão

Uma das pessoas, de acordo com a polícia, é um homem de 32 anos, que teria contraído a doença no Maranhão. Ele chegou a Cáceres, há cerca de 10 dias. Teria vindo visitar o pai que mora na cidade. Ao pressentir os sintomas da doença ele fez o teste rápido que deu negativo.

Segundo a polícia ele “apostou” no exame que deu negativo, saiu às ruas e participou, inclusive, de uma festa de aniversário. Após, a intensificação dos sintomas, fez novo teste que deu positivo. E, a partir de então, se recolheu. Mas, antes já havia entrado em contato com dezenas de pessoas. Polícia monitora participantes da festa, ao  confirmar as informações, o delegado-regional, Alex Cuyabano, disse que a polícia está rastreando a lista dos convidados da festa, para monitorá-los. O delegado informou que, a pessoa que contraiu a doença no Maranhão, negou ter participado, mas as investigações comprovaram que ele mentiu.

“Ele disse que não participou da festa de aniversário. Mas, as investigações comprovaram que ele mentiu. Já foi elaborado um Termo Circunstanciado (TCO) e ele irá responder na Justiça” diz confirmando as informações do prefeito de que, pelo menos, mais dois pacientes que testaram positivo para o coronavirus também estariam descumprindo o isolamento.

“Temos informações de que, mais duas pessoas que teriam testado positivo para a doença também estariam descumprindo a quarentena. Estamos investigando e assim que, encontrarmos serão autuados na forma da lei”. O delegado reforçou a recomendação para que as pessoas cumpram as normas de segurança, evitando sair de casa, e se for necessário, usar máscaras.





Digoreste News com informações 
do Caceres Notícias




Nenhum comentário