Notícia de que Bolsonaro assinou portaria de estado de emergência é Fake-News

A portaria realmente existe, mas é assinada pelo ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido por Bolsonaro


Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro sugerem, em textos e imagens, que antes da pandemia de covid-19 chegar ao Brasil, ele teria assinado uma portaria que decretava estado de emergência em saúde, cerca de 18 dias antes do carnaval. 

Com isso, há uma acusação direta a governadores e prefeitos de que o carnaval foi feito assim mesmo, em muitos locais, o que teria causado alastramento do coronavírus sars-cov-2. 

Seria uma justificativa para a indiferença do presidente diante da crise, já que pedidos de distanciamento social temporário foram ignorados.

A portaria realmente existe, mas é assinada pelo ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, demitido no meio da crise. 

Após o decreto de Mandetta, houve um decreto assinado por Bolsonaro também, mas, o principal  está no fato de que nada era mencionado sobre medidas de distanciamento ou prevenção. E ainda que mencionassem, não justificaria o comportamento indiferente de um presidente, frente a uma crise grave de saúde pública, que matou mais de 24 mil pessoas no Brasil até a data de hoje (27) apenas porque foi contrariado. 

Naqueles dias, era comum ver e ouvir o presidente, irresponsavelmente falando que o Coronavírus era uma gripezinha, e cheio de palavreados chulos, menosprezar o vírus.  



Fake News podem também distorcer fatos verdadeiros. 
Na dúvida, leitor, busque a fonte.

Nenhum comentário