LUTO - Movimento Comunitário de Cuiabá perde líder referência .

Remanescentes de luta das causas comunitárias da capital de MT desde a década de 80, morre aos 82 anos.


O movimento Comunitário de Cuiabá-MT despediu-se nesse sábado (30) de uma das maiores referências dos seus quadros nas últimas décadas. 

Antônio Rodrigues de Souza, o Seu Antônio, como carinhosamente era chamado pelos moradores do Bairro São João Del Rey, na região sul da capital Mato-grossense, faleceu na manhã dessa sexta-feira (29), após permanecer por mais de 30 dias na UTI do Hospital Municipal de Cuiabá.

Internado na unidade hospitalar por Insuficiência Renal e Infecção Generalizada, os laudos constam que o Sr Antonio faleceu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Muito querido entre os líderes comunitários de Cuiabá e do estado, Antonio Rodrigues registrou uma longa e respeitada história a frente de Associações e na UCAM (União Coxipoense de Associação de Moradores)   onde sempre foi tido como referência de espírito de luta em defesa das causas que o movimento defende e milita  

Vindo do Município de Jaurú-MT (408 Km de Cuiabá), Antonio chegou em Cuiabá no ano de 1.986, a 34 anos, estabelecendo morada na Região do Coxipó, onde em 1.989 foi um dos líderes de um assentamento Urbano onde seria criado o Bairro São João Del Rey

Foi fundador e vice presidente do Coxipó Mirim no mandato de 2006 a 2009, vindo a presidir a Associação no mandato seguinte, 2009 a 2012.

Dentro desse mesmo período, Antonio Rodrigues foi presidente da Associação de Moradores do bairro São João Del Rey por 3 mandatos, compreendendo o período de 2006 até 2015. 


Entre as lembranças de lutas e conquistas, registra-se o fato do líder comunitário haver desbravado a comunidade morando em barracas de lona, por um longo tempo até a conquista, sob condições precarizantes como: Sem água encanada e tratada, sem energia elétrica e sem banheiros. 

Foi no período pós conquista definitiva do loteamento, que Antonio Participou da 1° etapa da pavimentação asfáltica, na implantação da iluminação pública com postes e iluminação de parte do Bairro, já na condição de Presidente, quando sempre manteve o Mesa Brasil SESC, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. 

O amigo de longas datas e vizinho, hoje vereador Adilson Levante, lembra que para melhor atender a população que buscava alimentos, o Sr Antonio fez uma varanda na sua própria residência, dando sombra e comodidade ao atendimento da sua comunidade. 

O presidente da UCAM, José Maurício, disse que Antonio era "A vós ouvida" por todos os líderes comunitários, por isso tornou-se presidente de honra da União nas gestões (2011 à 2015 e 2015 à 2019)


Adilson Levante define Antonio Rodrigues parafraseando   Klaus Balkenhol:

"O Sr Antonio foi um líder que conquistou sua autoridade 
por meio da compreensão e confiança.”


  A Redação do Digoreste News despede-se do grande e   
  inesquecível homem do povo, lutador e líder nato,  
  referência de luta, honestidade e bravura  

Nenhum comentário