Coronavírus pode prejudicar relação comercial entre Brasil e Europa

Um indicativo positivo para o Brasil, é que no Vietnã o governo avalia a possibilidade de ampliar as exportações, caso os preços não se normalizem


A relação comercial entre o Brasil e alguns países da Europa entre outros pode ser prejudicada devido ao coronavírus. Dados são do levantamento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). 

Em Portugal, a inibição da atividade econômica terá inevitável impacto sobre a demanda de produtos importados em geral, conforme avaliaram os especialistas.

França, por exemplo, não adotou nenhuma medida que implique na restrição direta ou indireta das importações do Brasil. No entanto, com menor demanda por produtos frescos, é possível que ocorra a diminuição destes itens. 

Outro fator levado em consideração foi o fechamento de bares, restaurantes e cafés, que impacta diretamente na demanda local por algumas mercadorias, como deve acontecer na Grécia. Já no Reino Unido, a redução de voos internacionais deve afetar a distribuição de frutas frescas vindas do Brasil. 

Um indicativo positivo para o Brasil, é que no Vietnã o governo avalia a possibilidade de ampliar as exportações, caso os preços não se normalizem. Na Austrália, por outro lado, uma consequência do coronavírus foi a queda na capacidade produtiva em alguns setores, o que pode indicar um bom cenário para produtores brasileiros. 

Na Índia, a redução da atividade industrial pode diminuir demanda de matérias primas agrícolas provenientes do Brasil. Possíveis restrições governamentais podem prejudicar as exportações de carne e aves. 

Em países como Alemanha, Tailândia, Singapura e Israel especialistas da pesquisa não notaram demais prejuízos. Os países citados não adotaram ou anunciaram medidas que possam afetar o comércio exterior com o Brasil.




Digoreste News com MT Econômico

Nenhum comentário