Com 8.078 mortos a França pede para manter o esforço de confinamento

Para evitar mais contaminações, a população é convidada a sair o mínimo possível, apesar do início das férias da Páscoa e do bom tempo.


Confinada desde 17 de março para combater a propagação da epidemia, a França registrou 357 mortes adicionais no hospital nas últimas vinte e quatro horas. Um balanço abaixo do sábado (441 mortes) e sexta-feira, quando 588 pessoas morreram em um dia, o pior saldo desde o início da epidemia.

Considerando os números, mesmo parcial, de 2189 morreu no lar de idosos e outros lares de idosos, este traz para 8078 o número total de mortos devido ao vírus desde o 1 st  de março.


Desaceleração das admissões de reanimação

Um importante indicativo está desacelerando na França: o DGS tem mais 140 entradas de ressuscitação desde ontem, um saldo "que permanece positivo, mas está gradualmente reduzindo" , de acordo com o comunicado à imprensa, elevando o número de pacientes em terapia intensiva para 6.978. adverte, no entanto, que todos os dados "confirmam que a epidemia continua em nosso país e continua a bater forte", diz o texto.

No total, 28.891 pessoas são hospitalizadas por causa do Covid-19, ou 748 pessoas a mais do que no sábado, e isso "levando em conta as partidas que são cada vez mais numerosas" . Desde o início da epidemia, mais de 16.000 pessoas foram curadas para fora do hospital, diz DGS.


Manter o esforço de contenção, mesmo durante as férias

Quando o pico da epidemia "se aproxima", diz Salomon, os franceses são instados a não relaxar o esforço de confinamento e a passar em casa as férias da Páscoa, que começaram neste fim de semana para as academias de Ile-de-France e Occitanie. Mais de 160.000 policiais e policiais são mobilizados, e durante todo o fim de semana, para fazer cumprir as medidas de contenção.

"Não relaxe, fique em casa" , insistiu o diretor geral da AP-HP, Martin Hirsch, deplorando a presença de "muitas pessoas nas ruas, muitos carrinhos de bebê, muitos caminhantes" em Paris, atravessados ​​por cuidadores a caminho do trabalho. O presidente da região de Ile-de-France, Valérie Pécresse, também pediu aos moradores de Ile-de-France que não saiam , apesar do bom tempo. "Nada seria pior do que metade da contenção" , disse ela.

O ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, disse que era "impossível" saber quando os estudantes poderiam voltar às aulas. Depois que a contenção for levantada, serão necessários "vários dias" para organizar um retorno gradual à escola, após uma limpeza completa dos estabelecimentos e "talvez não em todos os lugares ao mesmo tempo" , enfatizou o ministro.

Pela primeira vez, as hospitalizações de pacientes infectados com coronavírus no Grand Est caíram muito levemente, mas as autoridades pediram o cumprimento contínuo das medidas de confinamento e barreira.

De acordo com a última avaliação da Agência Regional de Saúde (ARS) e da prefeitura de Grand Est, uma das regiões mais afetadas pela epidemia, 4.702 pacientes do Covid-19 foram hospitalizados no sábado em estabelecimentos da região , contra 4.712 na contagem anterior na sexta-feira, um declínio muito leve em 10 pacientes.

O número de mortes na região desde o início da epidemia continua a aumentar: 1.402, contra 1.311 na avaliação anterior.

"Nos últimos três dias, houve um aumento na ressuscitação ambulatorial para serviços hospitalares convencionais, em torno de 30 por dia (versus) 10 a 15 nos dias anteriores", acrescentou o ARS e a prefeitura em seu comunicado à imprensa.

Uma ligeira queda confirmada pelo número de pacientes ainda em terapia intensiva: 960 pacientes de acordo com a avaliação de domingo, contra 971 no dia anterior. Transferências de 12 pacientes neste fim de semana para Toulouse e Alemanha contribuíram notavelmente para essa queda, de acordo com o comunicado de imprensa.


As evacuações médicas continuam

Várias dezenas de pacientes de Ile-de-France com Covid-19 foram transferidos, no domingo 5 de abril, em dois trens médicos na Bretanha, informou a agência regional de saúde (ARS). A Bretanha já recebeu em 25 de março seis pacientes da região de Grand-Est e, em 1º de abril, trinta e seis pacientes de Ile-de-France. No total, de acordo com as autoridades de saúde, 613 pacientes em estado crítico foram evacuados desde 18 de março.


Lançamento de um teste com plasma de pacientes curados

Enquanto uma corrida contra o relógio está em andamento para encontrar uma cura para a doença, vários estabelecimentos, incluindo o AP-HP, anunciaram o lançamento na próxima semana de um ensaio clínico que consiste na transfusão de plasma sanguíneo de pessoas recuperadas de Covid- 19 - contendo anticorpos direcionados contra o vírus - para pacientes em fase aguda. Tais ensaios já estão sendo realizados nos Estados Unidos e na China.

Pesquisadores de vários países também lançaram, ou estão prestes a lançar, ensaios clínicos em larga escala para determinar se a vacinação com BCG (comumente conhecida como vacina contra tuberculose) ofereceria proteção - pelo menos em parte - contra o Covid-19.


Uma ação perante o Conselho de Estado

Segundo Le Parisien , duas associações, Coronavictimes e o comitê anti-amianto de Jussieu, iniciaram um procedimento de medidas provisórias no Conselho de Estado, enviado ao primeiro-ministro Edouard Philippe e ao ministro da Saúde, Olivier Véran.

As associações pedem uma estrutura mais rígida para "práticas brutais", que consiste em "separar" os pacientes. Segundo eles, essa "classificação" não deve se basear apenas nas decisões individuais da equipe do hospital. Por isso, exortam o Estado a implementar "diretrizes" claras e um "protocolo" . As duas associações também denunciam o abandono de moradores de Ehpad, "sacrificados" . Segundo Le Parisien , o governo deve responder na segunda-feira de manhã.





Nenhum comentário