Bolsonaro declarou estado de emergência, Doria e Witzel liberaram o carnaval

Enquanto Governadores liberavam o Carnaval, Governo Bolsonaro já declarava estado de emergência nível 3 no Brasil


Em matéria publicada essa semana, o Notícia Brasil Online recordou que o Governo Bolsonaro declarou estado de emergência em 04 de Fevereiro. À época, alguns Governadores como João Dória (PSDB) e Wilson Witzel (PSC)-, iam na contramão das recomendações internacionais incentivando aglomerações em blocos de Carnaval.

Em meio às muitas críticas da extrema-imprensa e de Governadores por defender o isolamento vertical e a volta gradual às atividades normais, o Presidente Jair Bolsonaro é acusado de irresponsável. No entanto, seu Governo reconheceu em 04 de Fevereiro “Estado de Emergência em Saúde Pública”.

De acordo com Folha de São Paulo, com isso o Governo Federal via-se com a possibilidade de solicitar contratação imediata de profissionais de saúde, adquirir bens e serviços de maneira mais rápida e menos burocrática. Foi nesta época que o Governo Bolsonaro montou a operação de busca dos brasileiros em Wuhan, cidade chinesa onde a doença proliferou.

Nesta época, os Governadores estavam mais preocupados com o Carnaval, em incentivar bloquinhos de rua que aglomeraram milhares de pessoas, algo que o Presidente da República não fez. Hoje sabe-se que o vírus estava em circulação já em Janeiro.

Portanto, se alguém tem maior culpa na situação em que vivem os estados do Rio de Janeiro e São Paulo (maiores afetados pela doença chinesa) são os Governadores Wilson Witzel e João Dória, respectivamente. Curiosamente, são estes os maiores adversários do Presidente Jair Bolsonaro, sendo pretensos pré-candidatos à Presidência da República.

No final de Fevereiro, com o vírus devastando a China, os Governadores exaltavam as aglomerações nas avenidas e sambódromos das cidades mais populosas do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Estas são as que mais sofrem com o vírus hoje.





Nenhum comentário