Aumento de casos e mortes no Japão provocam pressão por medidas

Primeiro-ministro não decreta estado de emergência e Infecções diárias são relatadas no top 100 de Tóquio


A capital registrou 118 novas infecções por COVID-19 no sábado, marcando a primeira vez que o total de um dia ultrapassou a marca do século, enquanto o Japão continua a lidar com a pandemia de coronavírus.

O número eleva o total para 891 em Tóquio, pressionando mais o primeiro-ministro Shinzo Abe a declarar estado de emergência para conter a rápida disseminação do COVID-19, a doença respiratória causada pelo vírus. Cinco mortes relacionadas ao vírus também foram relatadas em Tóquio no sábado, além de uma na província de Gifu no início do dia, elevando o número total de mortos no Japão para 83.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, vem enfrentando crescente pressão dos governadores das províncias para que declare estado de emergência no país. A medida ampliaria o poder do Estado na luta contra a pandemia do novo coronavírus, permitiria, por exemplo, impor restrições mais rígidas à circulação de pessoas e desapropriar terrenos privados para a construção de centros médicos de emergência. Apesar das pressões da opinião pública, Abe declarou ontem no Parlamento que ainda não é momento para decretar a medida de emergência. “Por enquanto, não vimos as infecções se espalharem amplamente por todo o país. Elas estão sob controle”, afirmou.


Nesse sábado, 817 dos casos positivos exigiram hospitalização. O governo metropolitano de Tóquio aumentou o número de leitos reservados para pacientes com coronavírus de 750 no dia anterior e está trabalhando para garantir espaço para todos os necessitados, disseram autoridades.

Pelo segundo fim de semana consecutivo, muitos moradores de Tóquio se abstiveram de sair no sábado, depois que os governos do metrô e do centro pediram que evitassem passeios ou reuniões desnecessárias.

Em todo o país, o número acumulado de novos casos de COVID-19 aumentou 225 no mesmo dia para 4.062, incluindo cerca de 700 da quarentena de navios de cruzeiro Diamond Princess no início deste ano.

Nacionalmente, um total de 357 pessoas deu positivo na sexta-feira, enviando a contagem diária para 300 pela primeira vez.

Segundo o governo metropolitano, foram confirmadas sexta-feira mais duas mortes por vírus no Hospital Geral Eiju, na ala de Taito. Suspeita-se de infecções hospitalares nas instalações, onde o número de mortes relacionadas ao coronavírus é de nove e os casos, de 140, de 13.

Na sexta-feira, uma pessoa infectada morreu em Matsuyama e na cidade de Fukuoka.

Na prefeitura de Osaka, 35 pessoas - o número mais alto de um dia até agora - deram resultados positivos. Desses, 23 eram indiscutíveis, também um recorde.

Em Fukui, oito homens infectados na faixa dos 50 ou 60 anos visitaram o mesmo restaurante. Um total de 18 pessoas ligadas às oito, incluindo colegas de trabalho, familiares e funcionários de restaurantes, também foram infectadas.

O governo da província de Fukui classificou os casos como um agrupamento.

Em Ehime, sete novos casos foram encontrados. Quatro tiveram contato próximo com pessoas infectadas que compareceram a um funeral em Matsuyama na segunda-feira. O número de casos relacionados a esse funeral subiu para oito.

Mais três residentes em Hokuso Ikusei-en, um lar para pessoas com deficiência na cidade de Tonosho, na província de Chiba, também tiveram resultados positivos. Um total de 100 pessoas relacionadas à instalação já foi confirmado como portador do vírus.

Segundo fontes, incluindo o governo municipal de Kyoto, 11 pessoas foram infectadas, incluindo estudantes da Universidade de Kyoto Sangyo e aqueles que tiveram contato próximo com eles. Os casos vinculados à universidade superaram os 60.

Em Sagamihara, na Prefeitura de Kanagawa, uma enfermeira do Hospital Universitário Kitasato deu positivo em um teste de coronavírus. A cidade realizará testes de vírus em outros trabalhadores e pacientes do hospital que tiveram contato próximo com ela.

Na província de Aichi, sete policiais foram confirmados como infectados. Eles haviam praticado kendo juntos em Nagoya entre janeiro e março.





Nenhum comentário