Terremotos de magnitude 5,3 e 4,9 atingem a Croácia nesse domingo

Terremoto de Zagreb: grandes danos na cidade, pessoas fogem das ruas


Dois terremotos de magnitude 5,3 e 4,9 ocorreram em 6,24 e 7,01, com um epicentro a 10 quilômetros de profundidade aconteceram no início da manhã desse domingo (22) em Zagreb na Croácia. As ruas do centro estão cheias de escombros, o hospital danificado

Dois fortes choques sísmicos, o primeiro de magnitude 5,3 às 6,24 e o segundo aos 4,9 às 7,01, de acordo com os primeiros dados preliminares, ocorreram em Zagreb, com um epicentro na cidade de Kasina, 7 km ao norte. 

O hipocentro foi colocado a pouco mais de 10 quilômetros de profundidade. Uma menina de 15 anos ficou gravemente ferida no colapso de um prédio no centro de Zagreb. Três outros feridos leves e danos a prédios foram relatados, especialmente na parte norte da capital da Croácia. O choque foi sentido em alguns lugares em Friuli-Venezia Giulia.


Entre choques e coronavírus

O terremoto que atingiu Zagreb é o mais forte dos últimos 140 anos, disse o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, que pediu à população que se acalme, já interessada nas restrições à epidemia de Covid-19 (235 coronavírus positivo). . "Vamos recomendar que a maioria dos concidadãos, por mais frio que seja, se encontre na frente de seus prédios", disse Plenkovic. Desde ontem, a temperatura caiu mais de 10 graus.


Dano

As primeiras imagens divulgadas nas redes sociais mostram prédios gravemente danificados, carros destruídos pelos escombros de prédios e ruas cobertas com escombros. 

O jornal Vecernji também fala sobre danos ao hospital Rebro. Cidadãos saíram às ruas. 

Houve também um breve apagão, depois o fornecimento de eletricidade foi retomado. Alguns incêndios também foram relatados. 

"O assento arquiepiscopal está muito danificado, não é permitido entrar na catedral, estamos aguardando os engenheiros pela primeira verificação, estamos em estado de choque total", disse o reitor da catedral de Zagreb, Mons. Josip Kuhtic. 

A Catedral de Zagreb, dedicada à Assunção de Maria e aos dois santos reis Estêvão I e Ladislau I, é o local de culto mais alto do país: 108 metros, incluindo as torres.


Mais informações a qualquer momento









Nenhum comentário