Palestra e dia de campo em Cáceres atraem participantes para Acrimat em Ação

Na décima edição do evento, aumento da rentabilidade por meio da alimentação do gado na pecuária de corte é tema abordado


O encontro que encerrou a primeira rota do Acrimat em Ação, realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e parceiros, foi aberto pelo vice-presidente da instituição, Amarildo Merotti, na sexta-feira (7), no Parque de Exposições Doutor José Rodrigues Fontes, em Cáceres. Na ocasião, pecuaristas, trabalhadores rurais e estudantes puderam participar da palestra do doutor em zootecnia, Flávio Dutra, sobre o programa “Boi 777”, com o objetivo de melhorar a rentabilidade da propriedade por meio da nutrição animal.

O programa visa à integração entre pasto e suplementação para garantir animais mais pesados em menos tempo, de forma a atender às necessidades do mercado, especialmente a exportação.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, o programa Acrimat em Ação é uma oportunidade de levar conhecimento ao campo de forma que o tanto os pecuaristas quanto os trabalhadores rurais possam investir em estratégias para melhorar o desempenho na pecuária na região.

O pecuarista e diretor regional da Acrimat, Neto Gouveia, afirmou que ações como esta contribuem para a profissionalização do campo. “A pecuária mudou muito nos últimos anos e nós precisamos de informações, precisamos de técnicas que possam garantir avanços e resultados mais rentáveis ao produtor”, comentou.

Também participaram do evento o deputado federal Doutor Leonardo, o presidente da Associação dos Produtores de Sementes (Aprosmat), Guthemberg Carvalho Silveira, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), o prefeito de Cáceres, Francis Mary, e a vice-prefeita, Eliene Liberato, além dos diretores da Acrimat.

Dia de Campo

A Rota 1 do programa Acrimat em Ação foi encerrada no sábado com um dia de campo na Fazenda Girau, em Cáceres. O município tem o maior rebanho do Estado, com cerca de 1,1 milhão de cabeças.

Na propriedade, os participantes puderam observar in loco a aplicabilidade do tema tratado na palestra do zootecnista Flávio Dutra. Área do pecuarista Marcello Affonso, lá foi demonstrada a integração entre pasto que, segundo o pesquisador, é o principal elemento da nutrição, e a suplementação que pode ser inserida de maneira a garantir ganho de peso, sem prejudicar a qualidade do animal.

As experiências feitas na fazenda comprovam que a alimentação bem planejada garante animais com pesos de mercado em menos tempo. “Hoje, o mercado não aceita mais animais acima de dois anos e meio, especialmente o mercado de exportação. Então, o pecuarista precisa se adequar ao mercado”, comentou Flávio Dutra.

O projeto “Boi 777”, desenvolvido pelo zootecnista, remete ao ganho de sete arrobas na cria, sete arrobas na recria e sete arrobas na engorda até o abate. Para alcançar essa meta, segundo ele, o pecuarista precisa observar a qualidade do pasto, desenvolver estratégias para aproveitamento, melhoramento e correção da pastagem, além do momento correto de inserir a suplementação e obter um animal de qualidade.

Na ocasião, uma roda de conversa ainda proporcionou a troca de ideias e experiências aplicadas também em outras propriedades da região.



Parcerias – O programa Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional 
de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), 
Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), 
Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso 
(Aprosmat) e FS Bioenergia.






Nenhum comentário