Número de mortes na Bélgica chega a 75, sendo 8 nesse domingo

Oito novas mortes pelo coronavírus foram anunciadas no domingo, elevando o total para 75 - País fala em cautela


Atualmente, quase 1.400 pessoas estão hospitalizadas em todo o país devido a uma infecção por coronavírus. 

Além disso, houve sábado 586 novas infecções na Bélgica, para um total de 3.401 casos confirmados, anunciaram domingo o Crisis Center e o FPS Public Health. Este número refere-se apenas aos casos analisados ​​(pessoas hospitalizadas e equipe de enfermagem), portanto, não reflete o número exato de pessoas infectadas.

Oito novas mortes foram anunciadas no domingo, elevando o número total de mortes por coronavírus em todo o país para 75. No sábado, 30 novas mortes deveriam ser deploradas, o maior aumento diário observado até o momento. No entanto, devemos tomar esse número de 8 mortes com cautela, pois, como especifica o Instituto de Saúde Pública, a notificação de mortes pode levar alguns dias. Especialmente porque os números chegam com menos fluidez nos finais de semana, de acordo com o virologista Marc Van Ranst. Também descobrimos no domingo que uma pessoa morreu em uma casa em Sint-Paul (Flandres Oriental) e dezenove pessoas do estabelecimento podem ter sido afetadas.

Cerca de 1.380 pessoas foram hospitalizadas no sábado, um aumento de 335 em 24 horas, incluindo 290 em terapia intensiva (+ 52 em 24 horas). Em contraste, 340 pacientes receberam alta hospitalar desde 13 de março. Entre os novos casos, 412 pacientes residem na Flandres, 99 na Valônia e 70 em Bruxelas (a residência das últimas 5 pessoas é desconhecida).

Sexta-feira (números anunciados no sábado), houve 558 novas infecções na Bélgica. E 74 novos pacientes estavam em terapia intensiva, totalizando 238. No total, 1.089 pessoas foram hospitalizadas atualmente, 299 a mais do que no dia anterior.

A maioria dos que morreram nos últimos dias tinha mais de 65 anos, mas dois estavam na faixa etária de 45 a 64 anos e um tinha entre 25 e 44 anos. No entanto, quase todos eles sofriam de problemas de saúde subjacentes, disse o porta-voz Steven Van Gucht.

Segundo o centro de crise, cerca de um terço dos 1.900 leitos de terapia intensiva usuais foram ocupados no sábado, mas não apenas por pacientes que sofrem de Covid-19. Ele especifica que as capacidades disponíveis ainda estão longe de serem preenchidas, mas em antecipação ao atendimento de novos pacientes em grande número, estão planejados leitos adicionais. São 759, disse a Ministra da Saúde Maggie De Block no domingo. Essa capacidade aumentará ainda mais, acrescentou ela, indicando que, por enquanto, os hospitais estão gerenciando o fluxo.


Jean-Michel Javaux hospitalizado

O prefeito de Amay e ex-co-presidente de Ecolo Jean-Michel Javauxfoi internado no hospital. Ele está sob observação de pneumonia viral, anunciou-se em seu perfil no Facebook. "Veremos em 24 a 48 horas a fonte viral, mas ei, temos uma dúvida ..." , comenta ele em meio à epidemia de Covid-19. Ele observa que monitorou rigorosamente as instruções médicas e de saúde pública nos últimos dias, em particular por estar confinado em sua casa e por teletrabalho.

O ex-ministro Johan Vande Lanotte está em quarentena há vários dias porque apresenta sintomas do coronavírus. "Meu médico me aconselhou a ficar em casa e ficar em isolamento. Os sintomas são relativamente leves e estou com boa saúde, por isso não devemos ser excessivamente dramatizados. Muitas pessoas estão em pior estado".

Nenhum comentário