Agência aumenta tarifa da água e esgoto em Cuiabá, Emanuel suspende

A agência reguladora aprovou reajuste de 6% na tarifa da água e esgoto na capital de MT, Emanuel Pinheiro suspendeu


A diretoria executiva da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) homologou o reajuste na tarifa de água e esgoto em 6,037%. A nova tarifa poderá ser aplicada a partir de 17 de abril.

A medida foi homologada no último dia 16 pela diretoria colegiada, que é composta pelo presidente Alexandro de Oliveira, pela diretora de Regulação e Fiscalização Rosidelma Guimarães e pelo diretor Regulador Ouvidor Mário Milton Mendes. Foram considerados para fins do reajuste inflacionário os custos com energia elétrica, mão de obra, produtos químicos e recursos da construção, conforme estabelecido em contrato de concessão.

O reajuste foi aprovado pelo Conselho Participativo da ARSEC, composto por vários segmentos representativos da sociedade no dia 10 deste mês. Posteriormente, a Arsec realizou uma audiência pública para dar publicidade e ouvir a população sobre o reajuste tarifário e demais serviços prestados pela concessionária.

Na oportunidade, os diretores expuseram a metodologia legal e contratual adotada para a realização da reposição inflacionária no período do reajuste. (Com informações da assessoria)

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a suspensão dos efeitos do reajuste de 6,037%  A decisão foi adotada pelo chefe do Executivo considerando o momento de exceção vivenciado em decorrência da pandemia mundial do novo Coronaviurs, na noite de hoje (29). A majoração da tarifa foi aprovada pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsec).

“A população vive um momento de insegurança e de temor. As medidas já implementadas pelo Executivo objetivam salvaguardar a população.  Não vislumbro outra opção que não, evitar que as famílias sofram um novo impacto de ordem financeira”.

O prefeito asseverou que, devido ao momento, o município está em situação de emergência e lembrou ainda que os governos federal e estadual já tiveram decretos que reconhecem Estado de Calamidade Pública publicados, o que permite a adoção de uma série de ações de ordem econômica emergenciais em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19.

“Entendo que não podemos permitir o corte de água, que é um bem essencial à vida e à população, principalmente  nesse período em que as ações preventivas são fundamentais para evitar a disseminação do novo Coronavirus




Digoreste News / Rufando o Bombo

Nenhum comentário