Prévia do PIB indica que Brasil fechou 2019 com indicador positivo
Segundo as instituições financeiras e o próprio Banco Central, a estimativa é que o PIB de 2019 alcance 1,12%
Segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (14), o índice que mede a atividade econômica brasileira (IBC-Br) mostra que o país cresceu 0,89% em 2019. Este indicador é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado oficial do PIB será divulgado no dia 4 de março.
Segundo as instituições financeiras e o próprio Banco Central, a estimativa é que o PIB de 2019 alcance 1,12%, resultado próximo ao IBC-Br divulgado hoje. Pelo terceiro ano seguido o IBC-Br registra expansão.
Embora os analistas de mercado estimem que 2020 o PIB feche em 2,3%, existe um fato relevante que pode afetar a projeção. É o efeito do coronavírus que já tem impactado globalmente a economia, inclusive o Brasil.
Fatos marcantes em 2019
Apesar do indicador positivo, o resultado do PIB de 2019 poderia ser melhor se não fossem os fatos do rompimento da barragem de Brumadinho, a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a recessão da Argentina.
Por outro lado, alguns avanços contribuíram para o ano fechar no positivo, incluindo a reforma da previdência, que fez com que os investidores acreditassem mais no Brasil, liberação de saques das contas inativas e ativas do FGTS e melhor governabilidade do poder executivo no Congresso Nacional.
Setores Econômicos
Conforme divulgado pelo IBGE essa semana o resultado dos principais setores econômicos ficou da seguinte forma em 2019:
Comércio: 1,8%
Serviços: 1%
Indústria: -1,1%
Perspectiva 2020
Em 2020, embora o Coronavírus seja um fato relevante que deve impactar a economia, o ambiente interno brasileiro deve favorecer os indicadores para que bons resultados se confirmem, de acordo com opinião da economista-Chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, que esteve em Cuiabá esse mês de fevereiro.
DigoresteNews/MTEconômico
Nenhum comentário