Mauro Mendes quer retirar garantia orçamentária da Unemat

Desde que assumiu o governo, Mauro Mendes tem travado sérios embates em perseguição ao funcionalismo público 


A Diretora da Unemat Campus de Juara, Ana Maria, fez um esclarecimento sobre a retirada da garantia orçamentária da constituição de Mato Grosso da entidade de educação por parte do governo estadual.

Ela explica que essa situação anunciada pelo governador de Mato Grosso, Mauro  Mendes, é muito preocupante para a Unemat que até o ano de 2013 trabalhou sem muito planejamento, ou seja, iniciou na cidade de Cáceres Mato Grosso e vinha funcionado de forma polarizada, isto é, dependendo de emendas parlamentares e outras situações para se instalar em outras cidades, e nesse sentido, o orçamento era restrito.

A partir daquele ano, a Unemat conseguiu segundo a diretora, um grande feito, que foi o de incluir a entidade através de Constituição Estadual em seu Artigo nº 246 a garantia orçamentária para a Unemat, que iniciou em 2% em 2013, vindo gradativamente até o teto de 2,5% alcançado no ano de 2019.

Acontece que no final do ano de 2019, o governador Mauro Mendes levou a  questão ao Supremo Tribunal Federal (STF) alegando inconstitucionalidade dessa ação em seu artigo citado e o Supremo acatou como favorável a ideia do governador.

Governo já não cumpria com suas obrigações financeiras com a instituição

Ainda de acordo com a diretora, o governo estadual não vinha cumprindo com suas obrigações financeiras e sem os direitos previstos em lei, a situação pode piorar ainda mais.





DigoresteNews/AcesseNotícias


Nenhum comentário