Lenda da Sinuca, o baiano Rui Chapéu morre aos 76 anos

Rui foi o maior nome da sinuca profissional do Brasil


Aos 76 anos, morreu na madrugada deste sábado (29), o baiano Rui Chapéu, o maior nome da sinuca brasileira profissional. Ele sofreu um ataque cardíaco. Ainda não há informação sobre velório e sepultamento.

Rui passou mal por volta de 1h, sentindo falta de ar. Ele estava na casa da filha, em São Paulo, e foi levado por ela para um hospital. Exames constataram que ele tinha água no pulmão. Às 4h, ele acabou sofrendo um infarto fulminante e morreu, segundo o GloboEsporte.

Rui nasceu em 1940 em Itabuna, batizado como José Rui de Mattos Amorim. Começou a jogar sinuca ainda na infância, na Bahia, mas só passou a viver disso já em São Paulo, onde se radicou, nos anos 1970. Antes, chegou a ganhar a vida como caminhoneiro e dono de merceria

Ele ficou conhecido pelas várias participações no Show do Esporte, de Luciano do Valle, na Band. Ele foi contratado pela emissora em 1984.

Rui Chapéu ajudou a popularizar e a quebrar o preconceito em relação à sinuca, que era vista como uma atividade ligada a mafiosos. Fez sua estreia no Show do Esporte em 1984, depois de vencer um desafio em que bateu os 12 melhores jogadores de sinuca do país. Permaneceu no ar por oito anos, com aparições aos domingos. Neste período na televisão, o jogador fazia desafios e enfrentou algumas vezes o inglês Steve Davis, considerado o Pelé da sinuca na época.

O apelido veio pelo uso constante das boinas brancas. Suas participações em campeonatos de sinuca eram transmitidos pela TV aberta, o que ajudou a consolidá-lo como uma lenda da sinuca. 

A informação foi publicada hoje nas redes sociais de Rui Chapéu. A causa da morte não foi informada. "Esse é um post daqueles que nunca gostaríamos de fazer. 


O Rui faleceu hoje. Todos estamos muito tristes e abalados. 
Estamos fazendo esse post em respeito a todos os amigos 
e fãs do Rui. Assim que possível daremos mais notícias", 
informou a publicação.



Nenhum comentário