Gestão Emanuel - Cuiabá é a 5ª Capital que mais realiza investimentos no Brasil

Os dados referem ao primeiro semestre de 2019, no terceiro ano de gestão de Emanuel Pinheiro a frente da Capital de Mato Grosso


A capital de MT (Cuiabá) é a quinta Capital que mais investe entre todas do país, é o que mostra estudo recente da Consultoria Tendências. A classificação vem no mesmo período em que a cidade é uma das que receberam uma das piores notas quando o assunto é estabilidade financeira, a capacidade de manter a qualidade dos serviços públicos, e isso é causado essencialmente por gastos com folha de pagamento dos servidores e custo mensal da estrutura de governança.

O trabalho de pesquisa foi encomendado pelo portal G1 e ganha relevância maior em ano eleitoral porque revela que centenas de municípios do Brasil estão à beira do colapso financeiro e isso não exclui nem mesmo as antigamente poderosas capitais do eixo Sul-Sudeste. Todos estão com problemas para manter investimentos em infraestrutura urbana, por exemplo.

A título de comparação, enquanto Cuiabá é a quinta que mais investe, São Paulo só aparece na 21ª posição, e o Rio de Janeiro, na 23ª. Ficam para trás também os vizinhos de Campo Grande (14º) e Goiânia (19º), além de outras mais desenvolvidas do ponto de vista da urbanização, como Florianópolis (7º), Belo Horizonte (13º).

“No caso dos municípios, uma parte importante dos investimentos depende (da ajuda) da União e dos estados. Se as prefeituras não estiverem com as suas finanças em ordem, fatalmente os investimentos vão ficar muito baixos”, afirma Klein. E o quadro dos investimentos não deve mudar tão cedo, diante do peso que o gasto com pessoal vai continuar a exercer no orçamento dos municípios. Neste ano, por exemplo, os prefeitos vão ter de lidar com o aumento de 12,84% no piso nacional dos professores.

O resultado dessa pesquisa pode ser um balde de água fria nos pretendentes a disputarem a prefeitura da capital contra o atual prefeito Emanuel Pinheiro no pleito de outubro próximo, visto que, de acordo com o resultado, mesmo sem em dinheiro em caixa, o pouco que houve foi bem investido, fator importante para quem pode colocar seu trabalho a aprovação popular. 



Nenhum comentário