Municípios de MT decretam situação de emergência devido a chuvas intensas

Alagamentos, estradas interditadas e pontes danificadas prejudicam trafegabilidade e escoamento

Ponte no município de Nova Bandeirantes

Pelo menos duas Prefeituras do interior de Mato Grosso decretarem situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que tem caído sobre os municípios nos últimos dias, sendo elas, Juruena e Nova Bandeirantes.

Nessa quinta-feira (15), foi a vez da prefeitura de Juruena (893 km de Cuiabá), decretar situação de emergência. Segundo o município, as chuvas intensas registradas nos últimos dias têm prejudicado o tráfego na região.

A zona rural é a que mais sofre com os problemas de atoleiros. No início desta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) proibiu o tráfego de veículos pesados em um trecho da BR-174, que liga Castanheira, Juruena e Colniza.

O trecho não é pavimentado e possui vários atoleiros. A portaria foi assinada depois que a via ficou interditada por causa das chuvas e do transbordamento do Rio Vermelho.

Conforme a portaria, é proibido o tráfego de veículos com o peso bruto acima de 48 toneladas e meia. O controle é feito por meio de balança implantada no início do trecho, no quilômetro 825 da BR-174.

O decreto de emergência de Juruena deve ser publicado no Diário Oficial ainda nesta quinta-feira (16), segundo a prefeitura.

Também essa semana, o prefeito Valdir Pereira, de Nova Bandeirantes, (980 km de Cuiabá), decretou situação de emergência no município em razão dos prejuízos ocasionados pelas chuvas nos últimos três meses. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (16).

Em vídeo gravado pelo prefeito e compartilhado nas redes sociais, ele diz que nos últimos três meses as chuvas foram intensas, superando o volume que era esperado para esta época do ano.

Ainda segundo ele, rios e córregos que circundam o município subiram cerca de 2 metros acima do nível normal. O transbordamento atingiu as estradas que dão acesso à cidade, que não têm asfalto.

"Lama e atoleiro estão dificultando o acesso aos moradores do município", destacou o prefeito.

Valdir afirmou também que as chuvas provocaram vários alagamentos, que causaram diversos transtornos aos moradores.

"Todos os acontecimentos justificam o decreto para que possamos tomar providências rápidas e achar uma solução para esta situação que estamos enfrentando", declarou.

Estrada no município de Juruena


Nenhum comentário