Assaltos, estupros, tentativa de homicídio: delinquência explodiu na França com Macron

Os números oficiais de crimes e contravenções mostram uma deterioração preocupante, principalmente em termos de violência.

Quase todos os indicadores estão vermelhos. Christopher Dodge / Christopher Dodge - stock.adobe.com

A avaliação de 2019 da inadimplência na França é ruim, muito ruim. O Ministério do Interior publicou discretamente seus números, através de seu serviço estatístico, o SSMI. Longe vão os dias em que os ministros defenderam suas ações de forma transparente durante uma grande conferência de imprensa. É preciso dizer que o assunto se tornou sensível, especialmente algumas semanas antes das eleições municipais : quase todos os indicadores são vermelhos, com uma clara deterioração da situação em termos de violência.

Place Beauvau é forçado a admitir isso: "Como em 2018, ataques deliberados e agressão a pessoas de 15 anos ou mais registraram um aumento acentuado em 2019 (+ 8%)." Da mesma forma, em relação à violência sexual, depois um ano de 2018 marcado a nível nacional por um aumento significativo (+ 19%), o ano de 2019 também mostra um aumento muito claro dessa violência (+ 12%). ”

Geograficamente, "todas as regiões francesas sofreram aumentos no número de estupros, agressões e assédio sexual registrados pelas forças de segurança em 2019, notadamente Córsega, Centro-Vale do Loire, Auvergne-Rhone -Alpes e Nova Aquitânia ", especificam os analistas do serviço ministerial de estatística. Tentando tranquilizá-los, eles insistem no fato de que "excluindo a violência doméstica, o aumento de agressão e agressão deliberada é limitado a + 4% (contra + 6% em 2018)".


Um retorno 40 anos atrás

Estes resultados não mentem Professor de Criminologia, Alain Bauer, que criou, sob Sarkozy, o Observatório Nacional Crime (OND se tornou ONDRP), antes da existência deste órgão independente é desafiado em outubro passado r . "Este é o pior registro que vimos em anos", disse o criminologista.

Para o professor Bauer, “esses números são particularmente reveladores. A violência que está aumentando não é apenas aquela ligada à manutenção da ordem. Todos os tipos de violência estão relacionados, aumentando o medo de um retorno a quase quarenta anos atrás, pelo menos em razão de homicídios e tentativas de homicídio. ”

"O número de homicídios aumentou significativamente em 2019 (970 vítimas), enquanto esteve estável nos últimos dois anos", admite o SSMI. Isso representa um aumento de + 8,5% em um ano. E não devemos esquecer de incluir no raciocínio a explosão de tentativas de homicídio. Estes lançam luz do outro lado dessa realidade criminosa. Porque um assassinato fracassado não pode ocultar a intenção de matar.


Reconquista republicana

O restante do balanço é bastante misto. O SSMI estima, por exemplo, que "o aumento é mais moderado para roubos sem violência contra pessoas (+ 3%) e muito leve para roubos em veículos (+ 1%)". Mas ele observa que "os golpes estão aumentando acentuadamente em 2019 (+ 11%), enquanto a tendência de alta foi menos acentuada em 2018 e 2017". Além disso, assaltos à mão armada e assaltos a residências permaneceram estáveis ​​em 2019. Não em Paris, em qualquer caso, onde assaltos literalmente explodiram nos últimos dois anos.


Curiosamente, apesar dos desvios dos "coletes amarelos" e do longo ano de avaria pontuado por centenas de carros queimados na véspera de Ano Novo , a destruição e as degradações voluntárias caíram (-1%). É verdade que os incêndios do ano novo entrarão na contagem de 2020. Portanto, não há razão para se exibir.

Lendo esses números, podemos entender melhor a disposição das autoridades de se comunicar nos "distritos republicanos de reconquista". Eles ainda não inverteram visivelmente a tendência e a luta contra a delinquência cotidiana será difícil. Especialmente quando você sabe o quão cansada e frágil é a máquina policial . A resposta penal também deixa algo a desejar e contribui para garantir uma forma de impunidade entre os reincidentes. Todos os sindicatos da polícia dizem isso. Christophe Castaner e Laurent Nuñez definitivamente não têm tarefa fácil.

Nenhum comentário