Mauro Mendes e Emanuel devem hospital Santa Helena, que pede apoio
Fazendo festinha e marketing com o 13º na imprensa, Mauro Mendes publicou portarias que, são ilegais e atrasam o recebimento dos recursos devidos a saúde
O atraso nos repasses feitos pelo Governo do Estado e pelo Município foi o principal problema apontado pela direção do Hospital Santa Helena à Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante visita técnica realizada na tarde desta quarta-feira (11).
Segundo o diretor-geral do Hospital, Marcelo Sandrin, está atrasado o repasse que o governo federal faz ao Fundo Municipal de Saúde e também o pagamento de incentivos municipais para custeio da maternidade e referentes à complementação dos honorários de anestesistas e cirurgiões. A unidade aguarda ainda o pagamento, por parte do Governo do Estado, de valores correspondentes à complementação da tabela de UTI.
Estado e Município têm atrasado de 60 a 90 dias
Além da regularização dos repasses, Sandrin reivindicou a revisão de Portarias publicadas pelo Governo do Estado que, em sua avaliação, são ilegais e atrasam o recebimento dos recursos devidos. “Estamos muito felizes com a visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e pedimos o apoio dos deputados. Os repasses do Estado e do Município têm atrasado de 60 a 90 dias. Pedimos que olhem para os filantrópicos com bons olhos, pois estamos sempre abertos à população”, declarou.
Referência em maternidade, o Hospital Santa Helena realiza cerca de 750 procedimentos obstétricos por mês e 85% dos procedimentos realizados na unidade são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Vamos levar ao Governo do Estado o pedido para diminuir esse atraso de três meses que hoje é praticado, mesmo sabendo das dificuldades de encaminhamento técnico. Vamos sugerir também que seja feita uma antecipação de valores do contrato pré-fixado para evitar essa demora no controle de avaliação”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Paulo Araújo.
O deputado estadual Dr. Gimenezes (PV) também reforçou o compromisso da comissão de buscar soluções para as demandas apresentadas. “A ação da Comissão de Saúde é de intermediação: agir com os hospitais em uma ponta e com o Governo e o Município na outra, levantar as demandas e levá-las até a Secretaria de Saúde”, disse.
Participaram da visita técnica os deputados estaduais Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB), a superintendente de Estado de Regulação de Urgência e Emergência, Inês de Souza Leite Sukert, a diretora administrativa do Hospita Santa Helena, Zoraida Hanna Maby, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Ricardo Saad (PSDB).
Encerramento – A Comissão de Saúde realizará a última visita técnica de 2019 na próxima terça-feira (17), ao Hospital Municipal e à Unidade de Pronto-Atendimento de Juína. Após a visita, os deputados se reunirão com lideranças regionais políticas e da área da Saúde.
Fotos: Ângelo Varela - Secom/ALMT
Nenhum comentário