Pedra 90 terá eleições para Associação de Moradores

Eleições acontecerão no próximo domingo (24)


Muito mais do que a escolha de uma nova diretoria de Associação de Bairro, a eleição do Movimento Comunitário do Pedra 90 em Cuiabá, que ocorre no próximo domingo (24), representa um dos mais importantes indicadores da sucessão para o próximo quadriênio. 

Luiz Carlos Ferreira, o Mirandinha, que concorre com Marcos Baiano, vê na sua candidatura uma alternativa de alternância de poder, visto que Baiano já está a frente da Associação por 3 mandatos.

Com uma concentração de votos em torno de 15 mil eleitores, o Pedra 90 é um ativo eleitoral cobiçado por praticamente todos os candidatos a vereador, e não será diferente no próximo ano, entre os quais estão inseridos os que moram na região e os mais distantes, incluindo os detentores de mandatos que disputam reeleição. 

Já, para se votar nas eleições comunitárias, o morador deverá estar cadastrado na UCAM (União Coxipoense de Associação de Moradores), e pouco mais de três (3) mil moradores do Pedra 90 foram cadastrados para as eleições do dia 24. um número muito pequeno comparado a outros bairros da capital e mesmo do Coxipó, contando que o bairro é um dos mais populosos de Cuiabá e o mais habitado da Região Sul. 

Mirandinha que concorre pela primeira vez, é morador do Bairro a mais de 20 anos, convive com a realidade em contato permanente com a população, que sempre o procura em seu local de trabalho, (em frente ao Supermercado Dia Dia) para expôr os problemas que os afetam, e reclamarem da ausência de um representante ativo nas funções comunitárias, o que o levou a colocar seu nome a disposição. Ele (Mirandinha) acha que o movimento comunitário precisa se reerguer no bairro, e a associação precisa ser forte e de bons representantes, a altura de dar dignidade a comunidade através de lutas que beneficiam coletivamente os moradores, buscando representar o bairro em todas as esferas, sendo o elo de ligação entre Comunidade e Poder Público.

Para o morador Josias Nepunoceno, a muito tempo o Bairro precisa ter uma retomada de seriedade no movimento comunitário, que a seu ver, o movimento perdeu a identificação, tanto que os moradores vêem a associação de moradores como um cargo só, onde se tem apenas o presidente, que, por sinal, não participa de lutas, não convoca os moradores para se reunirem e se quer tem presença constante na comunidade. Josias que militou no movimento em outros bairros, acredita que uma nova diretoria resgata a credibilidade de uma verdadeira associação, estimulando o povo a participar das lutas, o que nos últimos anos não se vê no Pedra 90, diz ele. 

O enfraquecimento do movimento comunitário no bairro Pedra 90 é sentido quando se vê apenas duas chapas em disputa, sinal que há o desinteresse, causado pela falta de uma participação efetiva de quem comanda a Associação nos últimos anos, diz Maria Helena  Garcês, moradora da comunidade, que acredita na mudança de lideranças a frente do comando. "Uma Associação, quando realmente representa e luta pelos seus moradores, faz reuniões, discute com a comunidade, faz chamamento através de carros de som, delibera Assembléias e presta conta a sociedade". Isso a gente não ve mais, só se vê falar que tem presidente, mas não se vê uma luta, uma obra, uma ação ou uma conquista, diz a moradora que reside a 18 anos na mesma rua (19)

As eleições ocorrerão no domingo 24 de novembro das 8 às 17 horas, tendo em disputa duas chapas, sendo uma encabeçada pelo atual presidente, Marcos Baiano, e a outra encabeçada por Mirandinha, com número de registro: Chapa II

As demais etapas do Bairro, assim como todos os bairros de Cuiabá, terão eleições no mesmo dia, matéria que publicaremos a seguir.

Nenhum comentário