EXTRA - Ministro visita prefeito do dinheiro no paletó e tem primo nomeado

Prefeito que colocou maços de dinheiro de propina no paletó, recebeu visita de Gilmar Mendes 14 dias antes de nomear o primo do ministro para o cargo de diretor regulador

Gilmar Mendes visitou hospital acompanhado de Emanuel Pinheiro e Emanuel Pinheiro Neto 
Foto: Gustavo Duarte/ Secom Cuiabá

No dia 08 de novembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, esteve em Mato Grosso para receber uma "moção de aplausos", homenagem oferecida pela Assembléia Legislativa do estado, em uma sessão solene em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, comemorada na data da realização do evento (8 de abril) 

Quanto aos requisitos, consta que o ministro é natural da cidade de Diamantino-MT

Na oportunidade, o ministro aproveitou para atender um pedido do amigo a quem possui rastros familiar, prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), para fazer uma visita ao Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho, onde esteve acompanhado do prefeito e do filho dele, Emanuel Pinheiro Neto (PTB), que é deputado federal.

O hospital foi inaugurado pela sexta vez na mesma gestão no dia 18, por meio do programa federal ‘Desafio Chave de Ouro’.

Conforme a prefeitura, a visita do Ministro não estava programada. O prefeito fez o convite e Gilmar Mendes simplesmente aceitou.


Foi Vapt e Vupt

No dia 22 de novembro, 14 dias após a visita de Gilmar Mendes ao amigo prefeito, eis que a Câmara de Cuiabá sabatinou o contador Mário Verlangieri Ferreira Mendes para tomar posse como diretor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados da Capital (Arsec). 

Segundo o Zé da esquina, o contador escolhido e indicado pelo prefeito Emanuel Pinheiro teve como requisito fundamental para justificar a escolha, o fato de ser primo do Ministro Gilmar Mendes

Na Câmara da capital composta por 25 vereadores, 16 votaram, tendo o indicado do prefeito e primo do ministro  Gilmar Mendes, 13 votos em favor e 3 contrários.

Durante a sabatina, Mario afirmou que conheceu a Arsec há poucos dias e não possui muito conhecimento técnico sobre as áreas que a Agência lida, o que deixa de ser fundamental, visto que por si só, o fato de ser primo do ministro amigo do prefeito, fundamenta sua indicação. .


Jornal Nacional mostrou dinheiro de Propina no Paletó 

Gravações entregues pelo ex-governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), ao Ministério Público, em delação premiada, mostraram políticos do estado recebendo bolos de notas de dinheiro, como parte de um grande esquema de propina denunciado na Operação Sodoma. Preso durante 1 ano e 9 meses em regime fechado sob suspeita de chefiar uma organização criminosa, o político delatou entre políticos, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A colaboração foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 9 de agosto de 2017.

As imagens, obtidas e exibidas pelo Jornal Nacional e posteriormente toda a imprensa do Brasil, no dia 24 de agosto de 2017, foram gravadas pelo então chefe de gabinete do ex-governador, Silvio Cesar, que era o responsável pela entrega do dinheiro em sua sala. Nelas, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, aparece colocando dinheiro no bolso do paletó. Era tanto dinheiro que ele deixa cair uma quantia e se abaixa para pegar.

Mediante as cenas, o prefeito popularizou-se como Emanuel Paletó.

Imagens do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, guardando dinheiro no paletó


Nenhum comentário