Está em MT o maior produtor de “Spirulina” da América Latina

Município de MT produz em larga escala a proteína usada por astronautas


Mato Grosso é líder no cultivo da cianobactéria “Spirulina”, que é considerada como o alimento do futuro pela Organização das Nações Unidas (ONU). O alto teor protéico da substância faz com que ela seja um dos elementos essenciais na dieta dos astronautas.

A produção em larga escala na América Latina é realizada no município de Diamantino e objetiva alcançar as grandes empresas do segmento, tanto no mercado nacional como no internacional, nos próximos anos.

O pioneirismo de Mato Grosso no cultivo das cianobactérias – popularmente equiparadas a bactérias e algas – se estende para além da larga escala na qual o alimento é produzido, assim como pela qualidade do produto final.

“Grande parte da Spirulina consumida no Brasil atualmente vem de fora, de grandes mercados como o chinês e o tailandês. Os produtores, no entanto, não se preocupam com a qualidade em seu cultivo e também em seu processo de industrialização, onde a Spirulina passa por um processo de extração de pigmentos e perde grande parte do seu valor nutricional”, destaca Matheus Morais, responsável pelo empreendimento.

Na propriedade rural em Diamantino, a cianobactéria é produzida em água alcalina concentrada. Colhida diariamente, a Spirulina é alimentada com diversos nutrientes. Para expandir o alcance da produção, família Morais aposta na atuação das seguintes frentes: saúde e bem-estar; emagrecimento e performance.


Spirulina

Uma das provas da função nutritiva da Spirulina está em seu uso pela Agência Espacial Americana, a NASA. Na agência, a cianobactéria é utilizada para alimentação dos astronautas em missões espaciais devido ao seu alto poder nutritivo e imunomodulador (substância que atua no sistema imunológico). A Spirulina também é componente utilizado pela própria ONU no combate às altas taxas de desnutrição, principalmente em países africanos.

A cianobactéria contém alta concentração de proteína (entre 60% a 70%), aminoácidos, ferro, betacaroteno, vitaminas B12, B, E, e minerais. De forma conjunta, estes compostos fazem da Spirulina uma fonte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo e também prevenção de doenças como o câncer.




Foto reprodução via web
Do hiper notícias / Kahyo Ribeiro


Nenhum comentário