Com Mauro Mendes, MT despencou 10 posições em Solidez Fiscal

Mato Grosso só ganha do RS, MG e RJ no Ranking de competitividade dos estados


"Estudo apontou fragilidade nas contas públicas estaduais, em comparação com quase todo o resto do país"

Mato Grosso vai fechar o ano 2019 com a dura realidade de ser o 24º colocado no quesito solidez fiscal do Ranking de Competitividade dos Estados

O resultado só foi maior que o do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O primeiro Estado acima de Mato Grosso é o Pernambuco. O estudo foi feito pelo Centro de Lideranças Públicas. Em resumo, o estado caiu da 14ª para 24ª posição na avaliação de sua solidez fiscal. No cenário da entidade, Mato Grosso só ficou acima dos Estados brasileiros com as piores situações fiscais no País, conforme acima descrito. 

Para medir a solidez fiscal foram avaliados nove indicadores das contas públicas dos Estados: autonomia fiscal; capacidade de investimento; gasto com pessoal; índice de liquidez; poupança corrente; resultado nominal; resultado primário; solvência fiscal, e sucesso da execução orçamentária. 

Esses dois últimos indicadores são métricas presentes no atual Capag (Capacidade de Pagamento dos Entres Subnacionais), critério usado pela Secretaria do Tesouro Nacional para avaliação fiscal e financeira dos Estados e municípios, que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.

A nota da capacidade de pagamento do Estado é 'C', a de capacidade insuficiente para pagar empréstimos. Com isso, a péssima nota que o governador Mauro Mendes permitiu ao estado, pode afetar novos investimentos em Mato Grosso, pois é utilizada por empresas para direcionar projetos e recursos.


  Veja Gráfico 2019  


Nenhum comentário