Vaqueiro, cavalo e 80 bois morrem após raios em fazenda de MT

Em menos de duas horas, choveu quase 30 milímetros no município


Um vaqueiro morreu durante temporal após milhares de raios e trovões, na noite desta segunda-feira (21), na zona rural da cidade de Nova Xavantina, no Vale do Araguaia de MT  (659 Km de Cuiabá). Além do peão identificado apenas pelo apelido de Zé Lamparina, de cerca de 35 anos, morreram também o cavalo que o peão estava amontado e pelo menos 80 rezes. 

De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em menos de duas horas, choveu quase 30 milímetros no município de Nova Xavantina, cidade banhada pelo Rio das Mortes, principal afluente do rio Araguaia, em Mato Grosso.

Houve registro de ventanias acima de 100 quilômetros por hora, em determinadas regiões do município e adjacências. A força do vento, inclusive, chegou a arrancar árvores na área urbana, mas não há notícia de vítimas.

Além disso, houve muitos raios e trovões na zona rural do município, que é composto em sua maioria por fazendas destinadas à pecuária e, em menor escala, para produção de grãos.

O CPTEC indica que há 80% de chance de chover forte novamente, em Nova Xavantina, tanto nesta quarta-feira (23) quanto na quinta-feira (24), mas sem a intensidades da última segunda-feira. Também não há previsão de ventos muito fortes, que estejam acima de 60 quilômetros por hora.

Já o site Clima Tempo alerta para a possibilidade de temporais, em Mato Grosso.

A previsão é de que a máxima, nesta quarta e quinta-feiras, em Nova Xavantina, será de 31 graus Célsius, enquanto a mínima será de 21 graus.

Nenhum comentário