Investigado no STJ por venda de sentenças soltou ex-governadores do RJ

Desembargador que soltou Garotinho e Rosinha tem carreira polêmica, sendo alvo de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apura a venda de sentenças no fórum do Rio


O desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, responsável pela soltura do casal de ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus,  tem carreira marcada por decisões controversas e de grande repercussão. Além disso, é alvo de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apura a venda de sentenças no fórum da capital.

Antes de ser nomeado desembargador, em 2004, Darlan comandou, por mais de uma década, a 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio. Muitas de suas decisões geraram polêmicas. Em 2001, proibiu a entrada de menores em um show da banda Planet Hemp promovido pela prefeitura do Rio, sob o argumento de que o grupo fazia apologia às drogas. No mesmo ano, proibiu modelos menores de 18 anos que não comprovassem frequência escolar de desfilarem em um evento.

Como desembargador, em 2013, concedeu habeas corpus a sete dos nove envolvidos na invasão ao Hotel Intercontinental, em São Conrado, em 2010, quando o bando armado com fuzis, pistolas e granadas manteve 35 reféns, entre funcionários e hóspedes, por três horas. Na ocasião, uma pessoa morreu e seis ficaram feridas. Entre os beneficiados estava Rogério 157, que assumiu o comando do tráfico na Rocinha após a prisão do traficante Nem.

Em dezembro do ano passado, O GLOBO publicou que Darlan é suspeito de soltar presos durante plantões judiciais em troca de propina . Em dois casos investigados, detentos teriam sido beneficiados por decisões de Darlan. Num deles, foi anexada a colaboração premiada de um dos envolvidos, que afirmou ter ouvido de um dos presos sobre o pagamento a um intermediário do magistrado: R$ 50 mil para ser solto. Inicialmente, segundo o delator, o lance foi de R$ 120 mil, mas caiu para menos da metade dividido em duas parcelas.

O ex-goverador do Rio Anthony Garotinho deixa o presídio em Benfica. A decisão foi do desembargador Siro Darlan, plantonista do Tribunal de Justiça Foto: Fabiano Rocha / O Globo





As informações estão no Jornal OGlobo

Nenhum comentário