Estudantes realizam ação conscientização do Setembro Amarelo no Ganha Tempo

Os estudantes entregaram aos usuários dos serviços do Ganha Tempo uma muda de planta e uma carta de apoio escrita pelos próprios alunos

Alunos do 8º Ano do Colégio Aptus, que desenvolveram uma ação de conscientização

Durante todo mês de setembro, os funcionários das sete unidades mato-grossenses do Ganha Tempo estarão usando laços amarelos junto roupa, como parte da campanha Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Como um espaço com ampla circulação de pessoas, o Ganha Tempo instituiu a rotina de promover campanhas sociais que visam a melhoria das condições vida e saúde da população do estado.

O Setembro Amarelo é a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, sendo uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A intenção é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância da discussão do tema.

Dentro da campanha, a unidade do Ganha Tempo do CPA I recebeu, nesta semana, alunos do 8º Ano do Colégio Aptus, localizado no bairro, que desenvolveram uma ação de conscientização, chamada de “Mobilização Pela Vida”. Os estudantes entregaram aos usuários dos serviços do Ganha Tempo uma muda de planta e uma carta de apoio escrita pelos próprios alunos.

A ação gerou intensa movimentação na unidade. Ao entregar as lembranças, os estudantes divulgavam as razões do Setembro Amarelo. A maioria foi recebida com sorrisos e abraços. Muitos dos usuários não conheciam a campanha e tiveram o primeiro contato a mobilização e a conscientização dentro do Ganha Tempo.

“Estamos constantemente desenvolvendo ações dos alunos junto a comunidade, justamente para incentivar neles a empatia, fomentar a participação ativa do aluno na comunidade e a construção da cidadania. O Ganha Tempo foi escolhido para esta ação, porque presta um serviço essencial para a população e porque esta unidade já está totalmente inserida na nossa comunidade”, explicou a professora Maria Auxiliadora de Oliveira, que coordenou a ação do colégio.

Junto ao Setembro Amarelo, as unidade do Ganha Tempo também promovem três campanhas sociais, sendo duas voltadas para o público feminino: uma de prevenção ao feminicídio e outra sobre o direito a igualdade, e uma terceira, de agasalhos e roupas que visa atender as comunidades carentes próximas as unidades.

Atualmente, o Ganha Tempo está presente em seis cidades de Mato Grosso, com sete unidades: Cuiabá (Unidades Ipiranga e CPA), Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Sinop.


ATENDIMENTO

As sete unidades do Ganha Tempo no estado, administrado pelo Consórcio Rio Verde,  sendo seis implantadas no governo Pedro Taques, tem tido uma média de 113 mil atendimentos mês, com um índice de 99% de aprovação dos atendimentos entre bom e ótimo, e com filas de espera abaixo do tempo determinado no contrato com o Governo do Estado.

Em todas as unidades, sendo duas em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis, os serviços mais procurados são confecção de RG, vagas de emprego através do SINE (nas unidades que disponibilizam o serviço), Detran, confecção de título de eleitor no TRE e os atendimentos ofertados pela Previdência Social (INSS).

Nenhum comentário