Complexo Hospitalar de Cuiabá inicia projeto palhaçoterapia

A atividade para pacientes e colaboradores teve início durante a campanha ‘Setembro Amarelo’ e segue permanente, sendo realizada uma vez por semana


A palhaçoterapia foi iniciada no Complexo Hospitalar de Cuiabá na última segunda-feira (09) e contagiou os corredores do hospital com sorrisos e alegria. O grupo responsável pela atividade é conhecido como ‘Augustus’ e utiliza a metodologia de humanização para levar humor e gentileza para as pessoas nos hospitais. A terapia é reconhecida pelo Ministério da Saúde e propõe espalhar amor aos pacientes.

A gerente de enfermagem, Fabiana Miranda, afirma que a atividade foi pensada incialmente em razão da equipe que mais adoece e sofre de depressão é a de enfermagem, mas que foi estendida aos outros colaboradores, pacientes, acompanhantes em razão da necessidade de trazer alegria para todos que circundam o hospital.

“Hoje a equipe de enfermagem é a mais afetada com quadros depressivos, pensando assim, nós aproveitamos a campanha do setembro amarelo para iniciar essas atividades no Complexo Hospitalar de Cuiabá. As visitas serão semanais daqui para frente e todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes serão contagiados com a alegria do Grupo “Augustus”, afirma.


O palhaço dentro de um hospital surgiu no ano de 1980, com o oncologista Patch Adams que buscava melhorar o ambiente hospitalar, a relação do médico e paciente, além de humanizar um espaço, geralmente, triste e melancólico. O palhaço Pachecovisquis do Grupo Augustus, interpretado pelo agente de turismo Alexandre Pacheco, declara que o foco é trazer alegria para toda a equipe.

“A nossa intenção é tirar um sorriso das pessoas, cada quarto é um teatro que a gente faz para o paciente, queremos que a pessoa esqueça o que está passando nem que for por alguns minutos. Nossa ação se estende também para toda a equipe, enfermeiros, seguranças, atendentes, porque queremos contagiar todos os presentes com alegria e amor”, afirma.


A visita do Grupo Augustus tornou-se parte da rotina do hospital desde a última segunda-feira e com isso, deve acontecer uma vez na semana. O objetivo do hospital é trazer um momento de descontração para todos os espaços do Complexo Hospitalar de Cuiabá.  


Nenhum comentário