Varejista de MT fecha 1º quadrimestre com acumulo de 3,6% no volume de vendas

Na comparação mensal, somente abril ante março desse ano, estado viu o ritmo da atividade cair


O IBGE divulgou na semana passada, uma pesquisa apontando que apesar da retração nas vendas de abril ante março de 0,9%, o comércio varejista em Mato Grosso fechou o primeiro quadrimestre do ano com saldo positivo de 3,6% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O indicador da atividade comercial é o maior registrado na região Centro-Oeste e está acima do contabilizado na média nacional, 0,6% e se revela ainda entre os cinco maiores apontados no País entre janeiro a abril.

De janeiro a abril desse ano os outros estados do Centro-Oeste, com exceção do Distrito Federal (-1,5%), encerraram os quatro primeiros meses de 2019 com aquecimento na atividade, porém, a melhor performance regional foi a de Mato Grosso. Goiás avançou 3% e Mato Grosso do Sul, 2,6%.

Na avaliação anual, abril 2019 ante abril 2018, o volume de vendas do comércio varejista do Estado registrou alta de 1,9%. Nessa comparação o melhor comportamento foi observado em Mato Grosso do Sul, cuja alta é de 4%. Goiás pontuou avanço de 0,6% e o Distrito Federal queda de 1,2%.

Na comparação mensal, abril ante março desse ano, Mato Grosso viu o ritmo da atividade cair 0,9%, resultado acima da média nacional, que também com retração, fechou o período com -0,6%. Na região, todos os quatro estados tiveram desempenho negativo. Mato Grosso do Sul, -1,2%, Goiás, -1,3% e o Distrito Federal, -2,1%.

Como destaca a pesquisa, as vendas caíram em 20 das 27 Unidades da Federação na comparação com março. Na passagem de março para abril os destaques foram: Paraíba (-3,5%) e Rio de Janeiro (-2,8%) e Pará (-2,6%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram sete das 27 Unidades da Federação, destacando-se, em termos de magnitude de taxa: Roraima (3,2%), Amapá (2,7%) e Bahia (0,9%).

Frente a abril de 2018, a variação das vendas do comércio varejista nacional foi de aumento de 1,7%, com predomínio de resultados positivos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque, em termos de magnitude de taxa, para: Espírito Santo (7,4%), Tocantins (7,1%) e Santa Catarina (6,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram sete das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Paraíba (-5,7%) e Piauí (-4,8%) e Paraná (-1,8%). 




  Digoreste News com informações e texto do Mato Grosso Econômico  


Nenhum comentário