SAÚDE - Pessoas de todas as idades lotam academia no Pedra 90

Moradores conscientizam da importância de exercícios aeróbicos e musculação, e aprovam introdução da Zumba nos exercícios diários da Academia, que tornou-se um sucesso.


Diversas são as modalidades de atividades físicas benéficas a saúde desenvolvidas nas academias.

É comum pessoas procurarem uma academia para obterem Resultados Rápidos, sejam eles por qualquer motivo, o que na verdade todos querem é uma fórmula mágica, uma receita milagrosa ou uma solução imediata. Porém quando isso é buscado, podem ter certeza, a saúde é comprometida, a qualidade de vida torna-se algo mais distante e a estética acaba apenas sendo mascarada momentaneamente.

Hoje sabe-se que todo resultado a curto prazo não é duradouro, e com certeza, vai na contra-mão de tudo o que de fato é correto e principalmente seguro a saúde, em que tudo o que conquistou rapidamente é perdido da mesma forma, ou até pior, causando danos irreparáveis ao corpo.

Para que haja um resultado positivo, é preciso a soma entre as partes: A pessoa que procura a academia e a equipe responsável, profissionais de educação física. 

Realizar uma avaliação física feita através de treino com um profissional de Educação Física habilitado e capacitado, equilibrar a alimentação com orientações feitas por um(a) Nutricionista, e o mais importante, criar o hábito saudável, disciplinar-se a seguir cada passo de um programa de atividade física, é a sequência ideal para pensar na promoção da saúde e qualidade de vida, que terá como consequência, um corpo mais tonificado, condicionado, modelado, e é claro, mais saudável. 

As vezes ainda falta clientes conscientes da importância dessas ações em benefício da saúde, mas no bairro Pedra 90 em Cuiabá, esse pensamento tem mudado através de uma conscientização natural, crescente a cada dia..

Na "Fernando Academia" localizada em frente a Praça Ana Martinha, (Praça do CAIC), adesões diárias  ocorrem por questões de saúde, qualidade de vida ou apenas estética.

Acredito muito que voltaremos a nos alimentar melhor, treinar apenas o suficiente, descansar o necessário, e sentir prazer na prática de exercícios regularmente, pois, além dos ganhos a saúde do corpo, teremos a saúde da alma e a garantia de uma plena qualidade de vida, afirma o Jovem Amauri, que demonstra grande satisfação com os resultados obtidos desde que decidiu frequentar a academia. 

As vidraças do ambiente que permitem uma visão privilegiada para a praça principal do bairro enquanto se desenvolve as atividades, o que vem fazendo sucesso entre as mulheres são as aulas de zumba com professores e educadores físicos.

De acordo com Fernando, proprietário da academia, nos horários de aula de zumba é possível reunir um grande número de mulheres que buscam através da dança um estilo de vida mais saudável, melhor condicionamento físico e interação social.

“Elas também frequentam aeróbica, mas o maior sucesso mesmo é a zumba. A gente sempre planeja as aulas com o objetivo de atender elas em suas limitações e condições físicas. Seja com a dança ou com a atividade física muitas mudanças nos hábitos e na rotina delas já aconteceram, isso que é importante,” destacou Fernando

Na Fernando Academia, é possível frequentar as aulas de Zumba de segunda a sexta-feira em dois horários Das 07h às 08h e das 20h às 21h. A academia que já é sucesso entre frequentantes desde infância até a terceira idade, também dispõe de aula funcional, administrada por um professor no período noturno, outra atividade que tem sido elogiada entre as mulheres que aderiram  prática. 

O valor que se paga mensal na academia, é considerado pequeno, visto os benefícios e proveito da musculação e das atividades aeróbicas. Ambas são essenciais para o corpo e exigem equilíbrio.


Musculação ou aeróbico, qual realizar primeiro?

Muitas pessoas, principalmente as iniciantes nas academias, têm dúvidas sobre qual exercício entre  musculação ou aeróbico devem realizar primeiro. Outra incerteza recorrente é como conciliá-los. Especialistas garantem que ambas as atividades são importantes e benéficas para o corpo, e praticá-las se faz fundamental para o bom condicionamento físico.

Quanto à ordem de realização, um especialista em musculação da UFMT consultado pelo Digoreste News, explica que tudo vai depender do objetivo principal de cada pessoa.  Se o desejo do aluno é ganhar massa muscular, a queima de calorias será uma consequência. Logo, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbico. Caso o propósito principal seja emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é praticar primeiro o aeróbico.

“O treino cardiovascular executado primeiro pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos, posteriormente, na musculação. E, para o praticante obter a performance máxima no treino, ele precisa estar com os estoques de energia elevados desde o início, porque isso aumenta a intensidade do treinamento e, consequentemente, o gasto calórico”, enfatiza o profissional.





Nenhum comentário