Iniciado projeto de asfaltamento ligando Pedra 90 ao Cinturão Verde

Suplente de vereador reúne lideranças para conseguir obra que contemplará áreas urbana e rural



Lideranças da região do Pedra 90, decidiram criar um movimento e irem a luta em busca da realização de um sonho antigo dos moradores, em especial aqueles que habitam na segunda etapa do bairro Pedra 90, nos bairros Boa Vista I e II e no Cinturão Verde. 

Por várias eleições, candidatos aos mais diversos cargos, buscaram votação nessa região, prometendo lutar ou até mesmo, realizar o sonho dos moradores com a realização da obra de pavimentação asfáltica ligando as comunidades. Obra essa que beneficiaria pequenos produtores, moradores e frequentantes da Escola Municipal Herbert de Souza (Escola do Betinho), localizada no Cinturão Verde, além de oferecer condições para a extensão da linha de ônibus do transporte coletivo da capital, que até então, tem ponto final na segunda etapa do Pedra 90, deixando famílias distantes em até 5 quilómetros. 

Foi conhecendo essa história e vendo o sofrimento dos moradores dessa região que o suplente de Vereador, Dídimo Vovô, procurou as lideranças para iniciarem uma luta real, sem esperar apenas pelos políticos de mandato e o poder público, mas sim, mergulhando de corpo e alma em busca da concretização da obra.

O primeiro passo dado foi buscar o custeio do projeto, conseguido por Dídimo junto a Prefeitura da Capital. "Agendei uma visita ao Secretário de obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, expusemos a situação e ele se prontificou a doar o projeto, arcando com os custos, para que as lideranças possam viabilizar recursos", explicou Dídimo.

O Projetista Robson, da Paes de Barros Construtora Imobiliária, aceitou fazer o projeto que deverá ter cerca de 15 estudos, tais como Terra Planagem - Drenagem - Sarjetas - Meio Fio - Subleito de Base - Estudo Topográfico - Estudo de Tráfego com característica urbana e rural - Sinalização e Sondagem. Segundo Robson, todo o projeto deverá ficar pronto em aproximadamente 30 dias, sendo dividido em 4 cadernos, sendo:

Caderno I - Memorial descritivo contemplando toda metodologia da execução 
Caderno II - Desenho técnico 
Caderno III - Detalhamento de sarjeta e da pavimentação, como espessura. Nota de serviço com execução topográfica e coordenadas de locação e um ensaio de laboratório para dimensionar espessura de pavimento
Caderno IV - Parte orçamentária - Projetista faz e a Prefeitura promove readequação através da Secretaria Adjunta de Projetos.

O projetista já iniciou os trabalhos topográficos e adiantou algumas etapas que deverão ser incluídas na execução que terá característica de área urbana e rural, como por exemplo, o prolongamento nas proximidades da Escola Betinho, que deverá ser com a desnível natural, usando manilhamento para captação da água que acumula, compreendendo  a área de praça, nas limitações entre a Escola, Boa Vista I e Boa Vista II.
.
O presidente do Boa Vista II, Aloísio Barbosa, destacou que durante contatos, alguns políticos ofereceram emendas parlamentar, outros já fizeram compromisso em campanhas eleitorais, e agora, de posse de um projeto elaborado, facilitará até mesmo para os políticos incluírem em suas emendas parlamentar.

Para Claudomiro Gonzaga Ramos, (popular Miro) que detém pelo segundo mandato a presidência da Associação de Pequenos Agricultores do Cinturão Verde, conseguir o projeto foi fundamental, chegando a dizer que o dinheiro vai ser conseguido facilmente, confiando nos políticos que se comprometeram. O presidente diz que o Senador Jayme Campos se comprometeu em destinar 500 mil, e garantiu que vai ajudar na busca por parceiros.

O suplente de vereador Dídimo, idealizador do movimento, disse que levantamentos preliminares levaram a conclusão que o valor total da obra deverá ser de aproximadamente 3 Milhões de Reais. Dídimo afirmou que as visitas feitas a políticos que dispõe de mandato e que se comprometeram a incluir a obra em suas emendas parlamentar, deram expectativas de que esses recursos sejam conseguidos assim que o projeto for concluído.

O percurso do Projeto de Pavimentação Asfáltica deverá abranger 2563 mts, ligando a estrada Vicinal I (2ª Etapa do Pedra 90 ao Boa Vista), Contorno I, Estrada Vicinal 4 até a linha 7, trecho que contemplará uma ponte, e a estrada Vicinal 3 numa extenção de 400 Mts após o colégio Betinho.

Para Dídimo, essa deverá ser a principal obra que ocorrerá em quase três décadas de existência do Cinturão Verde, beneficiando as comunidades diretamente na saúde, no transporte, no desenvolvimento e no escoamento de pequenas produções, além de facilitar a acessibilidade e promover o turismo e visitações, sem contar com a importante linha de ônibus que deverá circular sobre o trecho pavimentado, conforme planejamento já feito e prometido pelo SMTU. 



Nenhum comentário