SINOP - Empresários e entidades manifestarão em apoio à Reforma da Previdência

  Apoio a Reforma da Previdência  


O presidente do Partido Social Liberal (PSL) de Sinop, Emersom Antoniolli confirmou, ao Só Notícias, que no próximo dia 26 terá um manifesto em apoio à reforma da previdência e ao presidente Jair Bolsonaro. 

Os manifestantes vão sair às 16h da praça da Bíblia, seguirão pela Júlio Campos até a avenida das Itaúbas. O movimento também deve ocorrer no mesmo dia em outras cidades. Várias cidades de Mato Grosso já confirmaram até hoje (20) realização de manifestação no dia 26 em favor da reforma da previdência e apoio ao governo de jair Bolsonaro, entre elas, destacam Matupá, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Pontal do Araguaia, Nova Maringá, Brasnorte, Juína, Sapezal e Paranaíta e Cáceres.

“Estamos convidando todos para participar. Não o partido que é responsável pela manifestação, mas estará junto apoiando. Teremos várias autoridades políticas, moradores, empresários, presidentes de sindicatos e representantes dos bairros. A associação dos caminhoneiros de Mato Grosso também já sinalizou apoio ao manifesto”, explicou Antoniolli

Ainda segundo o presidente do PSL, o país está ‘parado’ e precisa da aprovação da reforma da previdência. “Nada vai andar se esse impasse continuar. As empresas precisam dessa definição para continuar investido. O Brasil continuará parado se não ocorrer o mais rápido possível essa aprovação da reforma. O manifesto também apoia a governabilidade do presidente que não aceita fazer negociações obscuras”
.
A proposta de reforma da previdência já recebeu aprovação de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da câmara dos deputados Federais. Está sendo analisada por uma comissão especial na câmara. Depois, seguirá para discussão e votação da proposta na comissão, discussão e votação da proposta no plenário em dois turnos – onde precisará do apoio de ao menos 308 dos 513 votos em dois turnos de votação. Em caso de aprovação, será enviada ao Senado

Consta no resumo prévio que a proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição. 

Para mulheres, a idade mínima de aposentadoria será de 62 anos, e para homens, de 65. Beneficiários terão que contribuir por um mínimo de 20 anos. Essa idade mínima vai subir a partir de 2024 e, daí em diante, a cada quatro anos, levando em consideração a expectativa de sobrevida do brasileiro.

Ainda consta no texto que haverá 3 regras de transição para a aposentadoria por tempo de contribuição para o setor privado (INSS) – o trabalhador poderá optar pela forma mais vantajosa.

Para os servidores públicos, a transição entra em uma pontuação que soma o tempo de contribuição mais uma idade mínima, começando em 86 pontos para as mulheres e 96 pontos para os homens. 

A transição prevê um aumento de 1 ponto a cada ano, tendo duração de 14 anos para as mulheres e de 9 anos para os homens. O período de transição termina quando a pontuação alcançar 100 pontos para as mulheres, em 2033, e a 105 pontos para os homens, em 2028, permanecendo neste patamar.




Com informações do Só Notícias

Nenhum comentário