Estudantes de medicina acompanham cirurgia neurológica no Complexo Hospitalar de Cuiabá

O procedimento foi realizado pelos cirurgiões Dr. José Wesley Lemos dos Reis e Dr. Adailton A. dos Santos Junior professores do internato da Univag


Cinco alunos do 10º semestre de Medicina do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), acompanharam um procedimento neurológico sob a supervisão dos cirurgiões José Wesley Lemos dos Reis e Adailton dos Santos Junior, no centro cirúrgico do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC). A cirurgia foi realizada na última segunda-feira (29) e durou cerca de quarenta e cinco minutos.

O cirurgião Adailton dos Santos é professor dos alunos e afirma que a oportunidade de acompanhar procedimentos é muito positivo para nesse início de carreira. “O ensino médico tem vários pilares e um deles é a prática, então mostrar para os alunos, in loco, as habilidades e técnicas cirúrgicas complementa o ensino deles. Temos esse link da neurocirurgia com a Univag de trazer os alunos para a prática”, comenta.

O procedimento acompanhado pelos alunos é denominado de derivação ventrículo-peritoneal (DVP), que consiste num dispositivo utilizado para aliviar a pressão no cérebro causada pelo acumulo de líquido nos ventrículos do cérebro que pode causar danos cerebrais.

O vínculo estabelecido entre o Complexo Hospitalar e os estudantes confirma o compromisso da unidade hospitalar de contribuir com a educação de futuros médicos. José Wesley também é professor dos alunos e fala da importância de trazer os alunos para o hospital e o quanto essa prática é benéfica para ambos.

“O procedimento realizado hoje é relativamente simples e rápido, mas já possibilita mostrar para os alunos como funciona o centro cirúrgico, alguns procedimentos da cirurgia. Nós já temos essa prática há 1 ano e é muito enriquecedor contribuir com a formação desses estudantes”, afirma.

Está nos planos do estudante Cristiano Raiter de 23 anos, tornar-se cirurgião e, para ele, acompanhar os procedimentos são fundamentais para o aprendizado. “Desde o começo da faculdade eu tenho aptidão pela cirurgia e é muito importante acompanhar vários médicos e cirurgias para conhecer as técnicas e abordagens de cada profissional. Acompanhar esses procedimentos ajuda na prática”, finaliza.

Dr. José Wesley ainda ressalta como essa experiência já influenciou outros jovens. “Outros alunos já tiveram a oportunidade de ver cirurgias em pacientes acordados para tumores cerebrais, cirurgias de Parkinson, aneurismas cerebrais, cirurgia de coluna, por exemplo. Esta miríade de patologias e diferentes tipos de procedimentos, possibilita aos acadêmicos abrir o leque de neurocirurgias simples até às mais complexas. A grande maioria saiu do centro cirúrgico com outra visão da especialidade”.

De acordo com a diretora presidente do CHC, Elê Kuhn, essa experiência agrega muito aprendizado aos alunos, além de reafirmar o compromisso do hospital em difundir conhecimento.

“O Complexo Hospitalar de Cuiabá” está à disposição no que puder contribuir para a formação dos estudantes, principalmente porque logo eles estarão trabalhando e nos ajudando a cuidar da população mato-grossense. A capacidade técnica e conhecimento dos cirurgiões do nosso hospital é altíssima, eles estão sempre se atualizando em congressos e simpósios nacionais e internacionais. Os estudantes podem ter acesso a técnicas inovadoras, abordagens cirúrgicas e aprender muito com essa experiência dos profissionais ”, afirma.

Além de fazerem parte do corpo clínico do Complexo Hospitalar de Cuiabá, os cirurgiões são professores e estão no programa de internato em cirurgia da Univag.

Nenhum comentário