Riva assume presidência da Assembleia Legislativa de MT

  Janaína é filha do ex deputado José Riva, condenado a 89 anos de prisão por corrupção  


Uma das mais polêmicas assinaturas que comandou a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, quando trata-se de corrupção, voltou a cena  nessa quarta-feira (17). Ocorre que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) filha do ex-deputado José Riva, assumiu nesta data a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL). em substituição ao deputado Eduardo Botelho (DEM), que se licenciou por 4 meses da presidência e dos trabalhos legislativos. 

Janaina Riva que obteve 51 mil votos nas eleições de outubro, se torna a primeira mulher a presidir a Casa de Leis.  

A Assembleia contou com sessão especial para que a presidência fosse redistribuída. Durante os próximos 120 dias em que Riva estará a frente do comando da AL,  o deputado Botelho não receberá salários.

"Este é um momento de extrema alegria para mim e acredito que também para todos aqui desta Casa e de todos os mato-grossenses. Estamos escrevendo um pedaço importante da história desse parlamento.  Depois de 19 legislaturas, pela primeira vez uma mulher vai assumir de forma oficial a presidência", afirmou Botelho.

Em discurso de posse, a nova presidente da AL relembrou quem está sempre presente. “À minha família, ao meu marido, aos meus pais Janete e José Riva, aos meus filhos Sofia e José, aos meus irmãos, Junior e Jessica, meus cunhados e meu sobrinho. Hoje eu sei porque eu via meu pai discursar, quando ele falava da família, era o momento que ele mais se emocionava. Na vida de qualquer um de nós políticos não tem nada mais importante do que a nossa base familiar”, finalizou.

Janaína é filha do ex deputado José Geraldo Riva, que presidiu o parlamento do estado por 4 vezes, alternando durante 20 anos de mandato entre, presidência e primeira secretaria, até o final do seu último mandato, em 31 de janeiro de 2015.

De acordo com o site Transparência Brasil, Riva chegou a possuir no mesmo tempo,  cerca de 150 processos tramitando na justiça: por supostos crimes contra a administração pública, peculato, captação ilícita de sufrágio, falsidade na prestação de contas, formação de quadrilhas e outros promovidos pelo Ministério Público.

Em 7 de maio de 2013, José Riva foi afastado da presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ele foi acusado de desvio de dinheiro público. Além ser afastado da presidência, Riva teve que devolver mais de R$ 4,7 milhões aos cofres públicos. De acordo com o Ministério Público ele chefiava um esquema de desvio de verba dos cofres da assembleia. Em um dos processos, José Riva é acusado de pagar a uma empresa fantasma quase R$ 3 milhões. 


PRISÕES  

Com 5 condenações por corrupção, o ex-deputado acumula 89 anos de prisão. Somente no ano 2015, José Riva foi preso 3 vezes, 


Nenhum comentário