Favaro recebeu dívida de campanha com dinheiro de propina, diz Silval.

Candidato ao senado derrotado, teria pedido que o ex-governador Silval Barbosa concedesse incentivo para uma empresa a fim de receber em propina R$ 1 milhão


O ex-governador Silval Barbosa afirmou que o ex vice-governador e candidato ao senado derrotado nas eleições 2018, Carlos Fávaro (PSD) o procurou, em 2011, para conseguir receber um empréstimo de R$ 1 milhão feito para o ex secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, hoje deputado federal Neri Geller, nas eleições de 2010.

A revelação consta na delação premiada feita à Procuradoria Geral da República, homologada no dia 9 de agosto de 2017 pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Silval, Fávaro emprestou o dinheiro para que Geller utilizasse na campanha de deputado federal do ano de 2010

Ambos o procuraram, no Palácio Paiaguás, e pediram ajuda para pagar a dívida, pois, segundo Silval, Neri não tinha condições de honrar o compromisso

O delator disse, então, que não teria como ajudar, pois já havia assumido muitas dívidas. Entretanto, ambos sugeriram que o então governador concedesse incentivo fiscal para uma empresa de comércio de Lucas do Rio Verde. Segundo eles, o empresário, caso recebesse o benefício, se comprometeria a quitar a dívida.

A legislação para incentivo fiscal em Mato Grosso era direcionada para indústria.

“Neri e Carlos Fávaro disseram que conheciam um empresário do ramo de móveis chamado Osvaldo Martinello, de Lucas do Rio Verde, sendo que se o colaborador [Silval Barbosa] concedesse incentivo fiscal para as empresas de Martinelli, ele pagaria de propina essa dívida que Neri tinha com Carlos Fávaro, tendo o colaborador concordado e pedido para eles procurarem o Secretario da SICME, atual SEDEC”, disse em trecho da delação.

Após a concessão do benefício, o ex-governador Silval procurou Fávaro, que confirmou que a dívida havia sido paga.

“Após a concessão do Prodeic o colaborador conversou com Neri Geller e Carlos Fávaro, tendo ambos confirmado que o empresário havia pago a dívida com Carlos Favaro e resolvido o problema, sendo que o colaborador não obteve nenhum beneficio financeiro com tal situação”, afirmou.



Veja trecho da delação:






As informações são do site de notícias Midia News

Nenhum comentário